A Comissão Europeia lançou hoje a Estratégia da UE para as empresas em fase de arranque e em expansão, «Escolha a Europa para começar e expandir», a fim de tornar a Europa um excelente local para criar e crescer empresas mundiais orientadas para a tecnologia. A estratégia está em consonância com a iniciativa mais ampla «Escolha a Europa», lançada pela presidente Ursula von der Leyen. Esta iniciativa centrou-se, em primeiro lugar, na componente científica que promove uma abordagem europeia unificada para atrair e reter talentos, reforçando assim a competitividade da Europa.
As empresas em fase de arranque e em expansão são essenciais para o futuro da Europa, impulsionando a inovação e o crescimento sustentável, criando empregos de elevada qualidade, atraindo investimento e reduzindo as dependências estratégicas. No entanto, apesar das bases sólidas, muitos continuam a ter dificuldade em levar ideias do laboratório para o mercado ou em crescer em grande escala na UE.
A estratégia dá resposta a estes desafios, apoiando-os ao longo de todo o seu ciclo de vida, desde o início até à sua expansão, passando pelo seu amadurecimento e sucesso na UE.
Identifica as principais necessidades das empresas em fase de arranque e em fase de expansão e apresenta um conjunto de ações em cinco domínios principais:
Os progressos serão acompanhados utilizando indicadores-chave de desempenho globais.
A Comissão apresentará um relatório sobre a execução da estratégia até ao final de 2027.
Estratégia da UE para as empresas em fase de arranque e em expansão