Comissão lança nova aplicação Erasmus+

22 Setembro, 2021 José Ricardo Sousa 779 Sem comentários

A Comissão lançou hoje a nova aplicação Erasmus+, assinalando um novo marco na digitalização do programa Erasmus+. A nova aplicação, disponível em todas as línguas da UE, proporcionará a cada estudante um Cartão Europeu de Estudante digital, válido em toda a União Europeia. O futuro é digital e esta aplicação renovada assegurará que os estudantes utilizem ainda menos papel.

Margaritis Schinas, vice-presidente responsável pela Promoção do Modo de Vida Europeu «Congratulo-me com o facto de a interface do nosso programa emblemático para os jovens, o Erasmus+, estar a ficar cada vez mais parecida com os próprios jovens. Mais digital, mais móvel e mais orientada para a comunidade. A nova aplicação e o Cartão de Estudante que ela incorpora são emblemáticos do Espaço Europeu da Educação que defendemos.»

Mariya Gabriel, comissária responsável pela Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude «O papel é oficialmente uma coisa do passado. Esta nova aplicação Erasmus+ será um balcão único para os estudantes Erasmus+ em mobilidade. Ter todas as informações à mão significa menos stress, menos tempo despendido em requisitos administrativos e mais flexibilidade. O Cartão Europeu de Estudante, disponível através da aplicação, constitui um passo importante rumo a um verdadeiro Espaço Europeu da Educação. Um espaço em que cada estudante se sinta incluído e possa ter acesso aos mesmos serviços e o mesmo reconhecimento do seu percurso educativo.»

Graças à nova aplicação, que funciona nos sistemas Android e iOS, os estudantes poderão:

• Pesquisar e selecionar o seu destino entre os parceiros da universidade;
    • Assinar o seu acordo de aprendizagem em linha;
    • Descobrir eventos e conselhos úteis sobre o seu destino e entrar em contacto com outros estudantes; e
    • Obter o Cartão Europeu de Estudante para ter acesso a serviços, museus, atividades culturais e condições especiais na universidade e no país de acolhimento.

Mais de 4 000 universidades estão atualmente envolvidas na rede Erasmus Without Paper (Erasmus sem papel), que lhes permite trocar dados de forma segura e identificar mais facilmente acordos de aprendizagem. Esta cooperação digital permite a implementação e o amplo reconhecimento do Cartão Europeu de Estudante.

Em conformidade com o Plano de Ação para a Educação Digital, o novo programa Erasmus+ para o período de 2021-2027 apoia o desenvolvimento de competências digitais e contribui para a transição digital dos sistemas de educação europeus. Com um orçamento mais elevado, que ultrapassa os 28 mil milhões de EUR para o período de sete anos, o Erasmus+ apoiará igualmente a resiliência dos sistemas de educação e formação face à pandemia.

Desde o início do primeiro Programa Erasmus em 1987, 10 milhões de pessoas viveram a experiência de um intercâmbio no estrangeiro. O novo programa Erasmus+ oferece oportunidades para períodos de estudo no estrangeiro, estágios, aprendizagens e intercâmbios de pessoal em todos os domínios da educação, formação, juventude e desporto, e de todas as idades.

Estudo de Impacto do Erasmus+ no Ensino Superior, publicado em 2019, mostrou que o programa tem efeitos positivos no desenvolvimento profissional, social, educativo e pessoal dos participantes. Após um período de mobilidade no estrangeiro, mais de 70 % dos estudantes têm uma melhor ideia da carreira que desejam ter, o que lhes permite reorientar os seus estudos para corresponder às suas ambições. Mais de 90 % dos estudantes Erasmus+ também melhoram a sua capacidade de trabalhar e colaborar com pessoas de diferentes culturas e sentem que têm uma identidade europeia.

Para o ano académico em curso (2021-2022), espera-se que 600 000 estudantes do ensino superior vão para o estrangeiro graças ao programa Erasmus+.

No seu Discurso sobre o estado da União de 2021, a presidente Ursula von der Leyen propôs que 2022 fosse o Ano Europeu da Juventude.  Os jovens têm de poder moldar o futuro da Europa.  A nossa União precisa de uma alma e de uma visão à qual eles se possam ligar.

Para mais informações

Aplicação Erasmus+