A Comissão Europeia lançou hoje a estratégia da UE para as empresas em fase de arranque e em expansão, «Choose Europe to Start and Scale», a fim de fazer da Europa um local privilegiado para o lançamento e expansão de empresas mundiais orientadas para a tecnologia. A estratégia está em consonância com a iniciativa mais vasta «Escolher a Europa», lançada pela presidente Ursula von der Leyen, Esta iniciativa centrou-se, em primeiro lugar, no desenvolvimento da componente científica, promovendo uma abordagem europeia unificada que visa atrair e reter talentos e reforçar a competitividade da Europa.
As empresas em fase de arranque e em expansão são essenciais para o futuro da Europa, uma vez que encorajam a inovação e um crescimento sustentável e contribuem para a criação de empregos de alta qualidade, para atrair investimentos e para reduzir as dependências estratégicas. No entanto, apesar de assentarem em bases sólidas, muitas destas empresas deparam ainda com dificuldades quando se trata de transferir ideias do laboratório para o mercado ou de se desenvolverem plenamente mercado da UE.
A estratégia tem em conta estes desafios e visa prestar apoio às empresas ao longo de todo o seu ciclo de vida, do seu lançamento às fases de expansão e amadurecimento.
A estratégia identifica as principais necessidades das empresas em fase de arranque e em expansão e propõe uma série de ações que se articulam em torno de cinco domínios principais:
Os progressos serão devidamente acompanhados com base em indicadores-chave de desempenho globais.
A Comissão apresentará um relatório sobre a implementação da estratégia até ao final de 2027.
Estratégia Europeia para as Empresas em Fase de Arranque e as Empresas em Fase de Expansão