Dia da Europa celebrado pelo Europe Direct Minho em maio

1 Junho, 2021 José Ricardo Sousa 628 Sem comentários

Durante o dia 9 de maio, o Europe Direct do Minho organizou uma série de atividades e iniciativas digitais que visam a comemoração do Dia da Europa (9 de maio). As atividades, que tiveram início no Campus do IPCA, em Barcelos, através do tradicional hastear da bandeira, contaram com a presença do vice-presidente do IPCA, Agostinho Silva, e ainda da Coordenadora do Europe Direct Minho, Alzira Costa.

De acordo com a Coordenadora do Europe Direct Minho, “Comemorar o Dia da Europa é falar sobre a mesma, com os cidadãos e para os cidadãos e, este ano, as instituições europeias procuram fazer uma homenagem a todos os europeus que, num espírito de solidariedade ajudam a Europa a afirmar a solidariedade entre os povos”.

E neste sentido, ao longo do dia, o Europe Direct Minho promoveu diversas atividades que contaram com várias personalidades europeias da região, tais como os eurodeputados José Manuel Fernandes e Isabel Estrada Carvalhais, bem como representantes institucionais de vários municípios da região do Minho. Salientar ainda as várias atividades desenvolvidas pelas Antenas de Informação Europeia do CIED Minho e pelas Escolas da região.

Programação do dia

Durante a parte da manhã iniciou-se as comemorações a partir do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave através do Hastear da Bandeira, às 9 horas. Durante a parte da manhã, foram ainda divulgados alguns conteúdos lúdicos e criativos que foram elaborados pelos vários EDIC’s a nível nacional, tais como a apresentação do Hino da Alegria.

Tivemos também uma entrevista a duas responsáveis pelas Antenas de Informação Europeia na sua instituição. Juliana Fernandes (Diretora da Biblioteca Municipal Raul Brandão – Guimarães) e Carla Araújo (Diretora da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco (Vila Nova de Famalicão), abordaram o trabalho desenvolvido neste âmbito e a importância para os cidadãos.  Durante a tarde serão também divulgados vídeos de eurodeputados, presidentes de Câmara, e outras personalidades da região que fizeram questão de se juntar a nós neste dia. Por último, também divulgamos a atividade “Ler a Europa” – uma atividade das bibliotecas municipais da região do Minho em que apresentam com várias sugestões de leitura relacionadas com a União Europeia para todas as idades.

Referir ainda que, longo do dia, foram ainda disponibilizados outros conteúdos, iniciativas, e atividades da Representação da Comissão Europeia em Portugal, do Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal e dos EDIC’s a nível nacional.