Dia Europeu das Línguas em Portugal: de Paredes a Beja, passando por Valverde del Fresno

25 Setembro, 2023 José Ricardo Sousa 170 Sem comentários

A Representação da Comissão Europeia em Portugal festeja este ano o Dia Europeu das Línguas até ao dia 6 de outubro com uma diversidade de iniciativas.

A presença da exposição multilingue «O Principezinho» na Festa do Livro em Belém a 2 de setembro e o passatempo sobre a Europa e as suas línguas a decorrer no Instagram e Facebook da Representação deram início às celebrações.

No dia 26 de setembro, em Valverde del Fresno, o evento transnacional «A Raia, as línguas da não fronteira», organizado em parceria com a Representação da Comissão Europeia em Madrid e à margem da reunião de ministros da Cultura da UE em Cáceres, vai festejar as línguas raianas com um encontro de escolas, nomeadamente a de Penamacor. Às 16h30, decorre uma conferência subordinada ao tema «Língua materna e identidade – que futuro para as línguas de fronteira?», com oradores de ambos os lados da fronteira e transmissão em direto em linha.

Dois dias depois, a 28 de setembro, a já tradicional Feira das Línguas decorre em Paredes, na Área Metropolitana do Porto entre as 10h00 e as 18h00. Jogos, concursos, teatro, peddy paper, música e exposições vão animar os alunos das escolas da região no Parque José Guilherme (se as condições meteorológicas permitirem) ou no pavilhão multiusos.

De 2 a 4 de outubro, decorre em Beja o IV Encontro Transfronteiriço de Teatro de Escolas Embaixadoras do Parlamento Europeu, também associado às celebrações do Dia Europeu das Línguas e do Ano Europeu das Competências. O evento, que contará com a presença da Representante da Comissão Europeia em Portugal, Sofia Moreira de Sousa, é realizado em parceria com o Parlamento Europeu em Portugal, os Europe Direct de Olivença, do Baixo Alentejo, da Área Metropolitana de Lisboa e do Oeste, Lezíria e Médio Tejo, assim como com a Câmara Municipal de Beja e a Escola Secundária Diogo de Gouveia. Serão três dias de ensaios e representações, mas também de workshops de dicção, de conversas sobre democracia participativa e de muito convívio entre alunos de Mérida, Coimbra, Bombarral, Alenquer, Sintra, Lisboa e Serpa. O Cineteatro Pax Julia vai acolher apresentações abertas ao público: a 3 de outubro, às 12h00, a peça musical «O Principezinho» pelo grupo de teatro (En)Cena de Serpa, às 21h00, o espetáculo humorístico de Jorge Serafim, e ainda apresentações finais dos vários grupos a 4 de outubro.

Para encerrar as comemorações do Dia Europeu das Línguas em Portugal, no dia 6 de outubro, às 10h00, escolas de todo o país estão convidadas a assistir a um seminário em linha sobre a Europa, as suas línguas, os seus valores e o seu futuro, que conta com a participação dos membros da comunidade alumni Summer CEmp Joana Gama Gomes e Filipe Caetano. Mais informações aqui e inscrições (só para escolas) aqui.

O Dia Europeu das Línguas foi instituído no Ano Europeu das Línguas em 2001, por iniciativa conjunta do Conselho da Europa e da Comissão Europeia, com o objetivo de celebrar e preservar a diversidade linguística como uma riqueza do património comum da Europa.

Mais informações no sítio da Representação.

Contacto para a imprensa: Daniel Rosário daniel.rosario@ec.europa.eu, Tel. 936 540 378