#DiscoverEU: Mais 20 000 jovens têm a oportunidade de explorar a Europa em 2020

    16 Janeiro, 2020 José Ricardo Sousa 1119 Sem comentários

     

    Cerca de 20 000 jovens de 18 anos deverão receber um passe para viajar, no âmbito da quarta e última edição da iniciativa DiscoverEU, que atraiu cerca de 75 000 candidaturas de toda a Europa. Estes jovens europeus, escolhidos com base em critérios de seleção e quotas específicas dos Estados-Membros, podem viajar entre 1 de abril e 31 de outubro de 2020 por um período máximo de 30 dias.

    O vice-presidente responsável pela Promoção do Modo de Vida Europeu, Margaritis Schinas, declarou: «A partir de abril, 20 000 jovens irão viver uma viagem europeia memorável, à descoberta da UE. O facto de a partilharem com os seus pares e com pessoas de outros países torná-la-á uma experiência agradável e inesquecível. Tornar-se-ão também parte de uma rede informal e inclusiva mais vasta que explora o que significa descobrir o nosso continente, com a sua riqueza, diversidade e solidariedade.»

    Mariya Gabriel, Comissária responsável pela Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, afirmou: «Viajar pela Europa e conhecer jovens de outros países reforça a compreensão intercultural, melhora as competências linguísticas e aumenta a autoconfiança. Juntamente com as atividades de solidariedade e de voluntariado, financiadas no âmbito do Corpo Europeu de Solidariedade, a iniciativa DiscoverEU é uma iniciativa inestimável para a aprendizagem informal.»

    Os candidatos selecionados serão agora contactados e poderão começar a organizar as suas viagens. Em regra, viajam de comboio, embora, para garantir o acesso inclusivo em todo o continente, os modos alternativos de transporte, como autocarros, ferries ou, excecionalmente, aviões, também sejam uma opção. Com o passe, os participantes recebem também apoio e orientações, por exemplo, sobre viagens sustentáveis. Os jovens são igualmente convidados a tornar-se Embaixadores DiscoverEU e a relatar as suas experiências. São ainda incentivados a entrar em contacto com outros viajantes através das redes sociais e a partilhar as suas histórias.

    Todos os participantes são convidados a participar nos encontros DiscoverEU a realizar em vários locais da Europa durante o verão. Os encontros abordam temas como a «Europa verde sustentável», tema da iniciativa DiscoverEU para 2020. Outras atividades incluem oportunidades de voluntariado e o desenvolvimento de um itinerário ecológico para os jovens viajantes.

    Contexto

    A Comissão lançou a iniciativa DiscoverEU em junho de 2018, na sequência de uma proposta do Parlamento Europeu. As primeiras três edições de candidaturas deram a mais de 50 000 jovens a oportunidade de viajar por toda a Europa. Para 2020, o Parlamento Europeu aprovou um orçamento de 25 milhões de EUR para a iniciativa DiscoverEU. A próxima ronda de candidaturas e as atualizações posteriores serão a seu tempo anunciadas pela Comissão no Portal Europeu da Juventude.

    Dado o grande interesse suscitado pela iniciativa DiscoverEU, a Comissão trabalha continuamente para a melhorar, com base nas reações dos viajantes e das principais partes interessadas. Até agora, os participantes nas primeiras edições avaliam a iniciativa DiscoverEU como uma experiência de aprendizagem valiosa e inclusiva, que contribui para a participação cívica, o crescimento pessoal e o desenvolvimento de competências. Viajar dá capacidades aos jovens e contribui para o desenvolvimento de competências essenciais, como as competências linguísticas e a consciencialização e sensibilidade interculturais. A resiliência, as competências organizacionais e a resolução de problemas são outras vantagens conhecidas. Por outro lado, dois terços dos participantes referiram que não teriam podido pagar o passe da viagem sem a iniciativa DiscoverEU. Para alguns participantes, foi a primeira vez que viajaram sozinhos, sem os pais ou tutores.

    Em maio de 2018, a Comissão propôs a inclusão da iniciativa DiscoverEU no futuro programa Erasmus para 2021-2027. Sob reserva de acordo do Parlamento Europeu e do Conselho, esta inclusão permitirá que um número suplementar, da ordem das centenas de milhares, de jovens de 18 anos beneficiem da iniciativa ao longo desses sete anos.

    Para mais informações

    O Portal Europeu da Juventude, a página European Youth no Facebook, bem como as contas European Youth no Twitter e no Instagram, contêm mais informações.

    Related Projects It`s Can Be Useful