Escassez de competências é um problema grave para a maioria das PME da UE

15 Novembro, 2023 José Ricardo Sousa 351 Sem comentários

novo inquérito Eurobarómetro publicado hoje conclui que a escassez de competências é um dos problemas mais graves para as pequenas e médias empresas (PME) na UE. O desafio que a escassez de competências representa tem vindo a crescer ao longo dos anos, abrangendo agora todos os Estados-Membros da UE e todos os setores da economia.

Este inquérito é um instrumento útil para compreender o impacto da escassez de competências nas PME e contribuirá para a elaboração das políticas da Comissão. Entre outras coisas, fornecerá informação para a aplicação do pacote de medidas de apoio às PME, que foi adotado em setembro de 2023 e prevê várias ações para melhorar a situação das PME na UE em matéria de competências. O inquérito vem também complementar outro estudo Eurobarómetro publicado recentemente, que se foca, entre outros aspetos, nas atividades de formação e qualificação das empresas.

Drapeaux Berlaymont

Algumas das principais conclusões do estudo Eurobarómetro são as seguintes:

• A escassez de competências representa um grave problema para as empresas na Europa com uma dimensão que varia entre muito pequena e média, sendo este problema identificado por 53 % das microempresas (<10 trabalhadores), 65 % das pequenas empresas (10-49 trabalhadores) e 68 % das médias empresas (50-249 trabalhadores). Analisando os últimos dois anos, 61 % das microempresas e 80 % das médias empresas tiveram dificuldade em encontrar e contratar pessoal com as competências adequadas.
    • As PME são mais frequentemente confrontadas com uma escassez de competências ao nível do pessoal com formação técnica, como trabalhadores de laboratório, mecânicos, entre outros. Quase metade (42 %) das PME europeias indicaram que estavam confrontadas com escassez de pessoal qualificado. Este cenário é particularmente problemático para as PME do setor industrial e da indústria transformadora, tendo 47 % e 50 % das PME dos respetivos setores alegado enfrentar problemas na contratação de pessoal técnico com as competências necessárias.
    • A escassez de competências afeta as PME de várias formas, resultando no aumento da carga de trabalho do pessoal em funções, na perda de vendas ou de oportunidades de venda, bem como na redução da rentabilidade e do crescimento.
    • Apenas uma em cada sete (14 %) das PME refere a contratação de pessoal de outros Estados-Membros da UE como forma de colmatar a escassez de competências, embora esta percentagem seja mais elevada nas PME de maior dimensão. As barreiras linguísticas e, em menor medida, as dificuldades administrativas foram identificadas como os principais obstáculos ao aumento do recrutamento de pessoal qualificado de outros países da UE.
    • A maioria das PME manifestou relativa satisfação com o apoio político recebido para fazer face à escassez de competências, mencionando, contudo, uma margem para melhorias. No que respeita às políticas que melhor respondem às suas necessidades, as microempresas mencionam sobretudo os incentivos fiscais (39 %) e os subsídios diretos (28 %), ao passo que 38 % das médias empresas apontam a formação como a medida mais útil para a melhoria de competências.

estudo Eurobarómetro 537 sobre as «PME e escassez de competências» publicado hoje inscreve-se no quadro do Ano Europeu das Competências. Foi conduzido entre setembro e outubro de 2023 nos 27 Estados-Membros da UE, bem como na Islândia, na Noruega, na Suíça, no Reino Unido, na Macedónia do Norte, na Turquia, nos Estados Unidos, no Canadá e no Japão. Mais de 19 350 empresas (PME e grandes empresas) foram entrevistadas por telefone. O principal relatório de análise centra-se nas PME da UE (13 253 entrevistas) e compara-as com as grandes empresas (com 250 ou mais trabalhadores) inquiridas na UE (855 entrevistas), e as PME numa seleção de países terceiros (3 925 entrevistas).

Na sequência da publicação de hoje, o inquérito será apresentado na Assembleia Anual das PME da UE, que se realiza de 13 a 15 de novembro em Bilbau, Espanha, e é o evento emblemático da UE para as PME, que reúne centenas de decisores políticos.

A necessidade de apoio adicional da política em matéria de competências foi igualmente reconhecida no pacote de medidas de apoio às PME da UE, que pretende responder às dificuldades enfrentadas por muitas PME da UE durante a atual série de crises políticas e económicas. O pacote apresenta um conjunto amplo de medidas relacionadas com a redução dos encargos administrativos, a melhoria do acesso ao financiamento, medidas de apoio ao ciclo de vida, bem como ações de apoio às competências, incluindo, nomeadamente, a facilitação do reconhecimento mútuo das qualificações dos nacionais de países terceiros. O pacote prevê ainda que a Comissão apresente em breve uma proposta para criar uma reserva de talentos da UE e uma iniciativa para melhorar o reconhecimento das qualificações e competências dos nacionais de países terceiros, a fim de mitigar os défices de competências no mercado de trabalho da UE. Além disso, a Comissão dirigirá esforços para grupos com um elevado potencial empresarial por explorar, como as mulheres, os jovens e as pessoas com deficiência, através de campanhas de sensibilização, mentoria e orientação.

Para mais informações:

Estudo Eurobarómetro 537 sobre as «PME e escassez de competências»

Sítio Web do Eurobarómetro