Escola Secundária Camilo Castelo Branco venceu o concurso “Eu sou Europeu”

12 Junho, 2023 José Ricardo Sousa 165 Sem comentários

A vencedora do concurso “Eu Sou Europeu” é a Escola Secundária Camilo Castelo Branco de Vila Nova de Famalicão. A escola participou numa sessão presencial na Casa Europa, com um grupo de 22 alunos, tendo alcançado um total de 94% de respostas corretas.

A classificação média das escolas que participaram no concurso foi de 76%, demonstrando um bom nível de conhecimentos sobre a União Europeia por parte dos alunos participantes.

Os alunos da turma vencedora terão agora a oportunidade de participar numa sessão “Euroscola”, em dezembro deste ano, no Parlamento Europeu, em Estrasburgo, onde poderão desempenhar o papel de eurodeputados, podendo debater, negociar, votar e adotar resoluções sobre questões europeias.

O concurso “Eu Sou Europeu” é uma iniciativa da Representação da Comissão Europeia e do Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal que está integrada no Plano de Atividades da Casa Europa.

Este concurso tem como destinatários os alunos do 3º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário (regular e profissional), de preferência membros de Clubes Europeus, com idade mínima de 14 anos a completar até 31 de dezembro do ano anterior em que é lançado o concurso. Cada estabelecimento de ensino pode participar com um grupo de alunos, com um número mínimo de 18 e um máximo de 22 elementos.

Através desta atividade pretende-se consciencializar os jovens da importância da integração portuguesa na UE e do impacto das políticas e das ações da UE nas suas vidas quotidianas e dar a conhecer as oportunidades da UE para os jovens e os direitos decorrentes da sua cidadania da UE.

O concurso «Eu Sou Europeu» consiste na avaliação dos conhecimentos dos alunos através de um questionário de 12 perguntas de escolha múltipla sobre a história e os símbolos da União Europeia (UE), as fases do alargamento, as instituições da UE e as suas funções, as oportunidades da UE para os jovens, os valores e os princípios europeus e os direitos dos cidadãos da UE, abordados na sessão informativa ministrada pela Casa Europa.

O prémio a atribuir ao grupo vencedor é sob a forma de um subsídio para a realização de uma viagem a Estrasburgo, com o objetivo de participar numa sessão “Euroscola” no Parlamento Europeu.