Escolas desafiadas e trabalhar temáticas relacionadas com a UE

16 Setembro, 2021 José Ricardo Sousa 344 Sem comentários

Participantes de webinar promovido pelo Europe Direct Minho, instalado no IPCA em Barcelos, defenderam que as temáticas relacionadas com a UE devem ser trabalhadas em todas as escolas.

Apesar de já haver escolas que divulgam e trabalham as temáticas relacionadas com a União Europeia, seria importante que essa missão fosse abraçada por todos os estabelecimentos de ensino numa óptica de fortalecer o projecto europeu.

O desafio foi lançado ontem por participantes no webinar ‘SOTEU2021 – Junta a tua voz ao futuro da Europa!’, organizado pelo Europe Direct Minho, no âmbito discurso do Estado da União, proferido por Ursula von der Leyen.

Inserida no conjunto de actividades no âmbito da Conferência sobre o Futuro da Europa, a sessão contou com a participação de muitos jovens estudantes, mas também de professores e cidadãos interessados nas temáticas europeias.

Ficou patente que, actualmente, é muito por iniciativa de algum professor, que gosta da temática, que as questões relacio- nadas com a UE são trabalhadas nas escolas, nomeadamente através da constituição de clubes.

É importante, para o crescimento e fortalecimento do projecto Europeu, que a UE seja um dos temas a trabalhar pelas escolas.
    Tiago Heitor, um dos participantes, sugeriu mesmo a criação de uma petição, a entregar ao Ministério da Educação, para conseguir concretizar o desafio de termos as questões realcionadas com o projecto europeu a ser abordadas na sala de aula.

Ricardo Sousa, do Europe Direct Minho, que conduziu o debate, que referiu que a representação da UE em Portugal tem trabalhado com o Ministério da Educação e o O Centro de Informação Europeia Jacques Delors (CIEJD) no sentido de fazer com que as temáticas europeias sejam abordadas em contexto escolar. “Com o passar do tempo, acreditamos que as temáticas da UE podem ganhar relevância no contexto do ensino a nível nacional”, referiu Ricardo Sousa, acreventando que “só com educação conseguiremos chegar a uma melhor Europa”.

Durante a conversa, que se prolongou por mais de hora e meia, e que teve como ponto de partida algumas das mensagens deixadas pela presidente da Comissão Europeia no seu discurso, os participantes debateram pontos de vista sobre temas como a gestão da pandemia, energia, segurança e cibersegurança e ambiente.

Todos os contributos vão ser vertidos num documento que será encaminhado para a Comissão Europeia através da plataforma da Conferência sobre o Futuro da Europa.
    Esta plataforma foi também divulgada na sessão de ontem, onde o Europe Direct Minho desafiou não só os participantes no webinar como toda a população a que consultem a plataforma online e fiquem a conhecer as principais temáticas trabalhadas a nível da UE. “Esta plataforma dá aos cidadãos também a possibilidade de participar na discussão de tópicos sobre as prioridades da UE”, explicou Ricardo Sousa, explicando que a plataforma é multilingue e que todos os contributos podem lá ser colocados. É ainda possível apoiar ideias já partilhadas por outros cidadãos europeus ou debatê-las.

“Visitem a plataforma, inscrevam-se e participem activamente naquela que é a discussão sobre o futuro da Europa”, apelou, realçando que os contributos serão vertidos num relatório final que vai ser discutido nas instâncias europeias competentes, para perceber de que forma poderão ser implementadas na União Europeia.