Estado da União Europeia: debate com Ursula von der Leyen

    12 Setembro, 2022 José Ricardo Sousa 112 Sem comentários

    A Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, fará o seu discurso sobre o Estado da União Europeia no Parlamento Europeu, seguido de um debate com os eurodeputados.

    Ursula von der Leyen apresentará o impacto do trabalho da Comissão Europeia no ano passado e os seus próximos planos, nomeadamente no que diz respeito à solidariedade da UE com a Ucrânia, sanções à Rússia, medidas para garantir o aprovisionamento energético da UE e reduzir a sua dependência dos combustíveis fósseis russos, e as subidas dos preços de energia. A Presidente da Comissão Europeia também deverá focar-se no Pacto Ecológico Europeu e na transição verde, na digitalização, na resposta da UE à pandemia de COVID-19 e no planeamento para enfrentar futuras pandemias, bem como no plano de recuperação NextGenerationEU

    Os eurodeputados avaliarão nas suas respostas o trabalho da Comissão Europeia e os seus planos para o próximo ano, além de apresentarem os seus próprios pontos de vista e propostas. O debate anual sobre o Estado da União permite que os eurodeputados analisem os resultados e as prioridades da Comissão Europeia e contribuam para definir a orientação política da UE.

    Contexto

    O debate sobre o Estado da União Europeia é um momento chave que demonstra a responsabilidade da Comissão Europeia perante os representantes democraticamente eleitos da UE e promove uma União Europeia mais transparente e democrática.

    Debate: Quarta-feira, 14 setembro, a partir das 9h00 (hora em Estrasburgo, menos uma hora em Lisboa)