Estudantes da Universidade do Minho entre as finalistas do Prémio de jornalismo “Fernando de Sousa”

21 Abril, 2022 José Ricardo Sousa 304 Sem comentários

Beatriz Leite, Isabel de Moura e Renata Rodrigues, estudantes de Ciências da Comunicação – Informação e Jornalismo da Universidade do Minho, estão entre as finalistas da categoria “Estudantes” do Prémio de jornalismo da Representação da Comissão Europeia em Portugal “Fernando de Sousa”. Sob orientação do Professor Ricardo Alexandre da Universidade do Minho, as alunas escreveram a peça “Europa: o porto seguro”, uma reportagem que narra a história de um casal que arriscara a vida nas águas do Mediterrâneo, com o filho bebé, na tentativa de chegarem à Europa…”, assim como o seu acolhimento pelo Colégio Luso Internacional de Braga (CLIB).

Devido a este trabalho, as alunas habilitam-se a ganhar um prémio monetário de três mil euros, para além do devido reconhecimento.

Este ano foi apresentado um total de 63 candidaturas de jornalistas e estudantes de todo o país, numa diversidade de temas e formatos. Os vencedores serão anunciados na cerimónia de entrega do Prémio que ocorrerá a 9 de maio de 2022, incluída nas comemorações do Dia da Europa, em Évora.

Do total de candidaturas, 12 foram recebidas na categoria «Estudante», 18 na categoria «Regional» e 33 na categoria «Nacional». Os temas das peças apresentadas a concurso foram bastante diferenciados e refletem o ano de 2021 abrangido por esta edição, incluindo: impacto e respostas à pandemia criada pelo coronavírus, aumento de movimentos populistas e de extrema-direita, partidos políticos portugueses, sustentabilidade, energia, agricultura, integração de migrantes e refugiados, proteção de direitos fundamentais, políticas sociais, desmitificação da deficiência, empreendedorismo, Brexit, cultura e desinformação.

Este Prémio, promovido pela Representação da Comissão Europeia em Portugal no âmbito do respeito pela liberdade e o pluralismo da comunicação social, é atribuído a jornalistas e a estudantes do ensino superior de cursos de jornalismo ou comunicação social que tenham contribuído de forma notável para clarificar questões importantes a nível europeu ou que tenham promovido um melhor conhecimento das instituições ou políticas da União Europeia em Portugal. Serve, ainda, para homenagear o jornalista Fernando de Sousa (1949-2014), protagonista de uma longa e marcante carreira dedicada aos assuntos europeus.