Europe Direct Minho celebrou o Dia da Europa com a comunidade

    13 Maio, 2022 José Ricardo Sousa 89 Sem comentários

    No dia 9 de maio, o Europe Direct Minho – projeto do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave em parceria com a Comissão Europeia através da sua Representação em Portugal –  a Câmara Municipal de Esposende e a Associação Comercial e Industrial do Concelho de Esposende, celebraram o Dia da Europa com a comunidade local do concelho de Esposende. Esta ideia partiu da iniciativa do Europe Direct Minho em descentralizar as comemorações deste dia pelo território do Minho, de forma a incluir a sociedade civil nas comemorações.

    Durante o dia, decorreram diversas iniciativas para promover o espírito europeísta e consciencializar a comunidade para a importância do projeto europeu no quotidiano dos cidadãos.

    As comemorações tiveram início pelas 9h30 com uma sessão de boas vindas no Salão Nobre da Câmara Municipal de Esposende, pelo Senhor Presidente Benjamim Pereira. A iniciativa foi acompanhada por um grupo de jovens estrangeiros que se encontravam a realizar um intercâmbio no âmbito do programa Erasmus+ no concelho de Esposende. De seguida, foi realizada a cerimónia do Hastear da Bandeira acompanhado pelo Hino da Alegria (Hino da Europa) pela Orquestra Filarmónica das Antas. O período da manhã foi acompanhado por visitas às escolas do centro de Esposende, para sensibilizar os mais jovens, em pleno Ano Europeu da Juventude, para a importância da União Europeia no quotidiano dos cidadãos, bem como sobre o seu futuro, âmbito da Conferência sobre o Futuro da Europa.

    No período da tarde, foram realizadas visitas a projetos cofinanciados pela UE em Esposende, nomeadamente o Mercado Municipal e o edifício do Arquivo Municipal. Esta visita foi acompanhada pelo Deputado ao Parlamento Europeu José Manuel Fernandes.

    O dia terminou com o Seminário “Fundos Europeus e oportunidades de crescimento” pelas 16h30 no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio. José Manuel Fernandes (Deputado ao Parlamento Europeu), Benjamim Pereira (Presidente da Câmara Municipal de Esposende) e Alexandre Almeida Coordenador para uma Especialização Inteligente na Agência Nacional de Inovação) foram os intervenientes neste seminário, que elucidou os empresários do concelho para a importância dos Fundos Europeus. Durante a sessão, os oradores ouviram as preocupações dos empresários e puderam esclarecer algumas questões sobre a sua implementação.

    Referir ainda que as comemorações do Europe Direct Minho também se estenderam a outros territórios. O Europe Direct Minho desafiou todos os Municípios da sua área de abrangência a Hastear a Bandeira da União Europeia com a comunidade juvenil. Assim, foi possível que este dia tivesse sido festejado em todo o Minho. A título de exemplo, referenciar Braga, Vila verde, Melgaço, Arcos de Valdevez, Vila Nova de Famalicão, Cabeceiras de Basto e Barcelos

    Promovemos também a comemoração desde dia com publicações nas redes sociais. Durante o dia foram publicas mensagens de Deputados ao Parlamento Europeu naturais do Minho nas redes sociais do Europe Direct Minho.