Europe Direct Minho e ACICE organizam sessão sobre Retenção de Talento

10 Julho, 2023 José Ricardo Sousa 244 Sem comentários

Durante a noite do dia 6 de julho de 2023, no auditório municipal Fórum Rodrigues Sampaio, em Esposende, no âmbito do Ano Europeu das Competências, realizou-se uma palestra sobre a importância da retenção de talento para as Pequenas e Médias Empresas do concelho de Esposende. Esta iniciativa foi organizada em parceria com a Associação Comercial e Industrial do Concelho de Esposende – ACICE, parceira local do Europe Direct Minho, e visava fornecer as ferramentas necessárias aos empresários sobre como combater o êxodo de jovens qualificados da região Norte.

Referir que a Comissão Europeia tem alertado para a necessidade de fixar os jovens e evitar a fuga de talentos das regiões, sendo que o Norte está em risco de entrar na categoria de “região mais vulnerável”, de acordo com os últimos dados publicados pelo EUROSTAT.

O principal orador desta sessão foi João Cerejeira, doutorado em Economia pelo European University Institute (Florença). Professor de Economia na Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho, investigador do Núcleo de Investigação em Políticas Económicas e Empresariais (NIPE) e colaborador externo do Centro de Investigação de Políticas do Ensino superior (CIPES). As suas principais áreas de investigação são a economia do trabalho e a avaliação de programas e políticas públicas, tendo publicado artigos em revistas como Labour Economics ou Higher Education, além de vários capítulos e livros sobre essas temáticas. Realizou trabalhos de investigação aplicada para entidades públicas, fundações privadas e empresas.

A palestra contou com cerca de 50 participantes.