Europe Direct Minho leva VAE até Vieira do Minho

21 Abril, 2022 José Ricardo Sousa 315 Sem comentários

Durante a tarde do dia 21 de abril de 2022, no auditório da Escola Básica e Secundária Vieira de Araújo, em Vieira do Minho, no âmbito da Volta de Apoio ao Emprego, realizou-se uma palestra sobre o emprego e novas oportunidades que Portugal e a União Europeia colocam ao dispor dos mais jovens. Para além do Europe Direct Minho, esta sessão também contou com a presença da técnica do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) e também Conselheira EURES, Carmen Lopes, e ainda Susana Falcão da Associação SOPRO.

A palestra contou com cerca de 35 participantes dos cursos de Turismo. Os jovens integram o 3º ano do curso, que estão estabelecidos no concelho de Vieira do Minho

.

O objetivo desta iniciativa foi dar a conhecer o Europe Direct Minho, (assim como a rede em que está integrada); apresentar novas oportunidades e projetos que fomentem o empreendedorismo entre os mais novos. Por último, a atividade consistiu ainda na apresentação das Medidas Ativas de Emprego do IEFP e a apresentação da Rede EURES. Referir que a Volta de Apoio ao Emprego é uma iniciativa da Representação da Comissão Europeia em Portugal, em parceria com os Centros Europe Direct, o Instituto de Emprego e Formação Profissional e a Rede EURES.

Além disso, Susana Falcão, da Associação SOPRO, teve a oportunidade de explicar as potencialidades do voluntariado e do Corpo Europeu de Solidariedade para os jovens, explicando a sua importância, objetivos e condições inerentes.

Os participantes perceberam como devem procurar as ofertas que se encontram disponíveis na plataforma e como podem beneficiar de um mercado de trabalho mais alargado. No final da palestra, ainda houve espaço para os técnicos responderem a questões lançadas pela plateia.

Tendo em conta o âmbito da atividade e no contexto em que estava inserida, a atividade foi realizada num modo mais descontraído e participativo possível, tornando a atividade mais interessante para o público.