Europe Direct Minho ouviu cidadãos de Vila Nova de Cerveira sobre o futuro da Europa

    9 Março, 2022 José Ricardo Sousa 167 Sem comentários

    No dia 8 de março, o Europe Direct Minho, um projeto do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave em colaboração com a Representação da Comissão Europeia em Portugal, dinamizou uma sessão para ouvir os cidadãos sobre o Futuro da Europa, na Biblioteca Municipal de Vila Nova de Cerveira. A sessão foi dinamizada em parceria com a Universidade Sénior de Vila Nova de Cerveira e a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira.

    Na sessão de boas vindas, para além do Europe Direct Minho, esteve presente o Presidente da Universidade Sénior de Vila Nova de Cerveira, Dr. Esteves Marques, e em representação da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, o Dr. Fernando Cabodeira. No auditório, estiveram presentes cerca de duas dezenas de participantes interessados em participar ativamente sobre as temáticas apresentadas.

    A atividade serviu, sobretudo, para a troca de impressões sobre a União Europeia entre os participantes, com o objetivo de encontrar ideias que possam contribuir para um mundo e uma sociedade melhor. O objetivo da atividade pretende contribuir para a renovação democrática da sociedade europeia, tornando o cidadão cada vez mais parte ativa deste projeto e fornecer ferramentas a este público-alvo para poder influenciar o futuro da União Europeia.

    A atividade teve uma duração aproximada de 90 minutos, num discurso informal, participativo e inclusivo, em que foram discutidos alguns tópicos de interesse público, nomeadamente o futuro da Europa; as alterações climáticas e o ambiente; a saúde; e a democracia europeia. Desta conversa, resultaram diversas conclusões sobre o Futuro da Europa, nomeadamente o apoio através de subsídios para incentivar a agricultura biológica e a realização de referendos na União Europeia.

    Todas as conclusões serão reunidas e partilhadas na plataforma da Conferência sobre o Futuro da Europa que pretende reunir todos os cidadãos em torno da construção de um projeto europeu à imagem das ideias e preocupações dos cidadãos.