Europe Direct Minho participa em atividade sobre os jovens na Europa

24 Maio, 2022 José Ricardo Sousa 367 Sem comentários

Foi o tema da palestra promovida pelo Clube Europeu e dinamizada pela Europ Direct do Minho, no dia 18 de maio pelas 21 horas.

A palestra foi antecedida por um belíssimo momento protagonizado pelas alunas do clube de dança, findo o qual a Srª diretora do agrupamento, Martinha Couto Soares, deu início à abertura da sessão. De seguida, a coordenadora da Europ Direct do Minho, Drª Alzira Costa, perante uma assembleia interessada, deu a conhecer aos alunos e encarregados de educação a área de Intervenção da Europe Direct, os seus objetivos e fez uma contextualização histórica da União Europeia, reforçando o seu papel unificador numa Europa que procura a paz e a solidariedade entre os povos. Citou Robert Schuman numa frase sempre pertinente e atual “A paz mundial não poderá ser salvaguardada sem esforços criativos que estejam à altura dos perigos que a ameaçam”.

Indo de encontro aos objetivos da sessão, a Drª Alzira conduziu a atenção da plateia para aquilo que a Europa pode oferecer aos jovens e encarregados de educação. Assim, explanou os objetivos específicos dos projetos Erasmus+, elucidou sobre os aspetos inerentes às candidaturas e, recorrendo-se da sua experiência nestes programas, interagiu com os alunos, tendo estes oportunidade de partilhar as suas próprias experiências Erasmus+ que este Agrupamento lhes tem proporcionado. Os alunos salientaram o impacto que estas mobilidades tiveram na sua formação pessoal e académica, uma vez que desenvolveram competências de comunicação, de trabalho colaborativo, participaram em workshops de temas variados, conheceram culturas e costumes diferentes e fizeram novas amizades. Tratou-se, sem dúvida, de uma aprendizagem para a vida.