Europe Direct Minho retorna às atividades presenciais em Esposende

    7 Maio, 2021 José Ricardo Sousa 203 Sem comentários

    No dia 6 de maio, o Europe Direct Minho esteve presente na Escola Básica António Rodrigues Sampaio, em Esposende, para a dinamização de uma atividade presencial – a primeira atividade desde o início da pandemia COVID-19, em meados de março de 2020.

    Nesta atividade, o Europe Direct Minho foi recebido com uma sessão de boas-vindas que incluiu uma performance musical por parte dos alunos da escola. Nesta performance musical, foi tocado o a sinfonia de Beethoven – o Hino oficial da UE.

    Numa palestra que não contou com mais do que 20 elementos num auditório com capacidade para mais de 70 alunos, foi possível contar com uma plateia muito atenciosa e comprometida com o projeto europeu. Os alunos mostraram uma capacidade de resposta sobre os aspetos europeus.

    Durante a atividade, o Europe Direct Minho abordou os principais aspetos históricos do projeto europeu; desde a era pré-projeto europeu, até à atualidade. Foram abordados os alargamentos, os símbolos da UE; o contributo dos pais fundadores do projeto; assim como os diferentes projetos que estão sob a responsabilidade do projeto europeu.

    Para além disso, houve ainda espaço para discutir qual deve ser o papel da União Europeia no mundo. Ainda houve espaço para realizar um pequeno quiz sobre a União Europeia com os alunos da escola. Os resultados evidenciados no quiz foram muito positivos, o que revela o importante trabalho que está a ser desenvolvido pela escola.

    Para terminar, cada aluno na sessão teve a possibilidade de receber um lápis e uma brochura sobre a União Europeia.

    No final, houve espaço para um caloroso e interessante diálogo entre as partes. Algumas conclusões foram retiradas deste evento graças à excelente participação de alunos e docentes.

    Related Projects It`s Can Be Useful
    SOPRO e Europe Direct promovem evento
    21 Outubro, 2021 José Ricardo Sousa 23
    Reunião plenária para debater os contributos dos cidadãos
    21 Outubro, 2021 José Ricardo Sousa 18