IPCA e pólos de Braga e Guimarães arrancam celebrações do ‘Dia da Europa’

17 Maio, 2019 José Ricardo Sousa 1272 Sem comentários

As comemorações do Dia da Europa arrancaram, no dia 6 de maio, em Braga, Barcelos e Guimarães, através do Centro de Informação Europe Direct e do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, com uma exposição e sessões informativas sobre a União Europeia.

A Semana Europeia do Centro de Informação Europe Direct (CIED) do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) arrancou, ontem, com a exposição ‘Estórias e Histórias do Património Cultural do Minho’ e com sessões informativas sobre ‘O Parlamento Europeu e os Cidadãos’ nos pólos de Braga e de Guimarães.
    O objectivo desta iniciativa é assinalar as celebrações do Dia da Europa, assinalado no calendário oficialmente na 9 de Maio.

Ao todo, foram mais de dez eventos que pretendiam solenizar um momento que marcou o século XX e representou uma viragem na História Europeia. Estes eventos foram dirigidos para o público em geral e para todas as idades.
    Hoje mesmo, a partir das 15.30 horas, decorre um programa de rádio especial, dedicado precisamente às comemorações do Dia da Europa, decorrendo na Biblioteca José Mariano Gago, no campus do IPCA. Este debate será moderado por Paulo Monteiro, director do Grupo Arcada Nova, e terá como intervenientes Maria José Fernandes, presidente do IPCA, Paula Tavares, directora da Escola Superior de Design e Alessandra Silveira, títular cátedra Jean Monnet/U.M.

Para além da presidente do IPCA, a Semana Europeia contou, ainda, com a participação de Sofia Colares Alves, chefe da Representação da Comissão Europeia em Portugal, na iniciativa ‘Diálogo com os Cidadãos, na Biblioteca Municipal Raul Brandão, em Guimarães, e na Escola Superior de Gestão. Através deste evento, os cidadãos poderão colocar as suas dúvidas e ideias acerca da União Europeia (UE) à responsável máxima da Comissão Europeia em Portugal, de uma forma dinâmica e informal.