A Comissão Europeia publicou hoje os resultados de um inquérito Eurobarómetro sobre os direitos dos passageiros na União Europeia. Segundo o inquérito, 43 % dos cidadãos da UE que viajaram de avião, comboio, autocarro, navio ou ferry nos 12 meses anteriores sabem que a UE definiu direitos para os passageiros.
Adina Vălean, Comissária responsável pelos Transportes, afirmou: «A União Europeia é a única zona do mundo onde os cidadãos estão protegidos por um conjunto de direitos dos passageiros. No entanto, há que dar a conhecer estes direitos de forma mais eficaz e facilitar a sua compreensão e aplicação. As nossas regras devem também proporcionar maior segurança jurídica aos passageiros e à indústria. É por esta razão que a Comissão propôs modernizar os direitos dos passageiros dos transportes aéreos e ferroviários.É agora necessário que o Conselho e o Parlamento Europeu cheguem rapidamente a um acordo sobre estes direitos, de modo a garantir que as pessoas que viajam na UE estão efetivamente protegidas.»
Os direitos dos passageiros são definidos a nível da UE. A sua aplicação é assegurada por operadores dos serviços de transporte e fiscalizada pelos organismos nacionais competentes. Devido às disparidades entre as práticas nacionais, os passageiros têm por vezes dificuldade em saber o que fazer e a quem se dirigir, sobretudo porque cruzam com frequência as fronteiras da UE.
A Comissão já intensificou esforços para esclarecer os direitos dos passageiros e para os divulgar mais amplamente. Fê-lo através de propostas legislativas em matéria de direitos dos passageiros dos transportes aéreos e ferroviários, bem como de orientações e de uma comunicação regular sobre a jurisprudência pertinente. A Comissão lançou igualmente uma campanha de sensibilização.
Outros resultados do inquérito:
Próximas etapas
Os resultados do inquérito serão tidos em conta nos dois processos legislativos em curso, relativos aos direitos dos passageiros dos transportes ferroviários e aéreos. Serão igualmente considerados nas avaliações dos direitos dos passageiros que viajam de autocarro e dos direitos dos passageiros dos transportes marítimos, assim como dos direitos das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida que viajam de avião. As condições de acesso ao transporte multimodal destes e de outros passageiros serão também consideradas neste contexto.
Antecendentes
O inquérito foi realizado entre 19 de fevereiro e 4 de março de 2019, tendo sido entrevistados 27 973 cidadãos da UE.
A legislação da UE para proteger os direitos dos passageiros e garantir que não se perdem numa miríade de regras nacionais foi introduzida para todos os modos de transporte, uma situação única no mundo já que nenhum outro continente oferece este tipo de proteção aos passageiros de todos os modos de transporte.
Mais informações
Resultados completos do inquérito Eurobarómetro sobre os direitos dos passageiros.
Informações sobre os direitos dos passageiros da UE estão disponíveis nas páginas web A sua Europa.