NextGenerationEU: Comissão Europeia vai emitir 80 mil milhões de euros em obrigações de longo prazo

    2 Junho, 2021 José Ricardo Sousa 25 Sem comentários

    Na sequência da aprovação da Decisão Recursos Próprios por todos os Estados-Membros da UE, a Comissão já pode começar a angariar recursos para financiar a recuperação da Europa ao abrigo do instrumento NextGenerationEU. Para o efeito, a Comissão Europeia anunciou hoje as suas estimativas relativas à emissão de obrigações de longo prazo no valor aproximado de 80 mil milhões de euros em 2021, que serão complementadas por dezenas de milhares de milhões de obrigações de curto prazo da UE para cobrir as restantes necessidades de financiamento.

     

     

    O montante exato das obrigações da UE quer de de longo quer de curto prazo dependerá das necessidades precisas de financiamento, tencionando a Comissão rever no outono a avaliação hoje apresentada. Desta forma, a Comissão poderá financiar, ao longo do segundo semestre do corrente ano, todas as subvenções e empréstimos que se prevê virem a ser concedidas aos Estados-Membros ao abrigo do Mecanismo de Recuperação e Resiliência, bem como cobrir as necessidades das políticas europeias financiadas ao abrigo do NextGenerationEU.

    Este plano de financiamento baseia-se numa estimativa inicial das necessidades dos Estados-Membros em termos de empréstimos e de subvenções. A Comissão atualizará o plano de financiamento em setembro, quando tiver uma ideia mais precisa das necessidades de financiamento dos Estados-Membros nos últimos meses do ano.

    Mais informações

    O primeiro plano de financiamento da Comissão (perguntas e respostas)

    Estratégia de financiamento do NextGenerationEU (perguntas e respostas)

    NextGenerationEU – Estratégia de financiamento (ficha informativa)

    A UE como mutuário (sítio Web)

    Rede de corretores principais

    Related Projects It`s Can Be Useful