Novo Bauhaus Europeu: apoio às cidades e aos cidadãos com vista a iniciativas locais

4 Abril, 2022 José Ricardo Sousa 339 Sem comentários

A Comissão anunciou hoje três novos convites à apresentação de propostas para converter o Novo Bauhaus Europeu numa realidade concreta. O apoio destina-se especificamente aos cidadãos e às cidades e vilas, para os ajudar a integrar solidamente o projeto do Novo Bauhaus Europeu nas suas comunidades.

Elisa Ferreira, comissária da Coesão e Reformas,  «A política de coesão está no lugar ideal para ajudar os municípios das pequenas cidades e vilas de até 100 000 habitantes a elaborar, com as suas comunidades, projetos locais no âmbito do Novo Bauhaus Europeu. Com este primeiro convite à apresentação de propostas dedicado ao Novo Bauhaus Europeu no âmbito da política de coesão, proporcionamos a capacidade técnica necessária para projetos multidisciplinares e de elevado valor que ofereçam sustentabilidade, estética e inclusividade às populações locais e esperamos inspirar assim muitos outros projetos deste tipo no futuro.»

Os primeiro e segundo convites à apresentação de propostas, lançados pelo Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia, centram-se em atividades de participação dos cidadãos e na criação conjunta de espaços públicos com os cidadãos.

O convite «Citizen Engagement Call» (participação dos cidadãos) da comunidade do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia encoraja os cidadãos a identificar os problemas das suas cidades relevantes para o Novo Bauhaus Europeu e a colaborarem em soluções concebidas em conjunto. Os projetos ajudarão os cidadãos a adotar hábitos mais sustentáveis e a elaborar novos produtos, serviços ou soluções, e ajudarão os membros da comunidade a serem agentes de mudança.

O convite à apresentação de propostas «Co-Creation of Public Space» (criação conjunta de espaços públicos) apoiará projetos que encontrem soluções inovadoras sobre os temas do Novo Bauhaus Europeu. Os projetos convidam os intervenientes locais a apresentaram ideias inspiradoras, belas e sustentáveis para remodelar os espaços públicos nas cidades, zonas urbanas e rurais, criando novas soluções de transformação. O prazo da apresentação de propostas dos dois convites do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia termina em 29 de maio de 2022, às 23h59 CEST.

O terceiro e último convite à apresentação de propostas, «Support to New European Bauhaus Local Initiatives» (apoio às iniciativas locais do Novo Bauhaus Europeu), proporciona assistência técnica aos municípios de pequena e média dimensão, que não dispõem da capacidade nem dos conhecimentos especializados necessários para concretizar as suas ideias de projetos no âmbito do Novo Bauhaus Europeu. Vinte conceitos de projetos de base local, selecionados no âmbito deste convite, beneficiarão de um apoio personalizado no terreno prestado por um grupo de peritos interdisciplinares, para moldar os seus conceitos em consonância com o Novo Bauhaus Europeu e com os objetivos do Pacto Ecológico. O apoio da política de coesão destina-se, assim, a contribuir para a introdução de uma abordagem territorial para as iniciativas no quadro do Novo Bauhaus Europeu à escala regional e local e a incentivar as autoridades públicas dos Estados-Membros a lançar mais projetos do Novo Bauhaus Europeu à escala nacional.

Os conhecimentos e os ensinamentos resultantes deste processo alimentarão uma «caixa de ferramentas» destinada a outros municípios e ao público em geral interessado na elaboração de projetos novos no terreno ou na reprodução de projetos existentes do Novo Bauhaus Europeu. O Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional financia a assistência técnica aos municípios, que pode revestir a forma de conhecimentos metodológicos, técnicos, regulamentares, financeiros e socioeconómicos específicos fornecidos pela equipa de peritos no terreno, que apoiarão o desenvolvimento mais aprofundado de conceitos de projeto pelos municípios, bem como um conjunto de ferramentas para promotores de futuros projetos. O prazo para entrega das candidaturas termina em 23 de maio de 2022, às 17:00 CEST.

O Novo Bauhaus Europeu é um projeto ambiental, económico e cultural que visa combinar a conceção, a sustentabilidade, a disponibilidade, a acessibilidade económica e o investimento, a fim de ajudar a concretizar o Pacto Ecológico Europeu.

Lançado pela presidente Ursula von der Leyen no seu discurso de 2020 sobre o estado da União, o Novo Bauhaus Europeu foi concebido coletivamente por milhares de pessoas e organizações de dentro e de fora da Europa.

Para mais informações

Atividades de participação dos cidadãos — sítio Web do convite à apresentação de propostas

Criação conjunta de espaços públicos — sítio Web do convite à apresentação de propostas

Sítio Web do convite à apresentação de propostas para o apoio às iniciativas locais do Novo Bauhaus Europeu