Nas vésperas do Dia Mundial dos Direitos dos Consumidores, a Comissão publicou o Painel de Avaliação das Condições de Consumo de 2025, que mostra que 68 % dos consumidores europeus se sentem confiantes em relação à segurança dos produtos que compram e que 70 % consideram que os seus direitos enquanto consumidores são respeitados pelos comerciantes. No entanto, os dados do Painel de Avaliação mostram igualmente a persistência de riscos em linha para os consumidores, como as burlas, as avaliações falsas e as práticas publicitárias enganosas.
A Comissão está a tomar medidas enérgicas para responder aos desafios enfrentados pelos consumidores em toda a UE. Graças ao novo Regulamento Segurança Geral dos Produtos em vigor, os consumidores estão agora mais bem protegidos contra a exposição a produtos perigosos vendidos em linha e fora de linha. Para responder aos riscos decorrentes dos produtos vendidos por retalhistas de países terceiros e mercados em linha que acolhem comerciantes de países terceiros, a Comissão adotou, no início deste ano, um pacote de medidas no âmbito da Comunicação sobre comércio eletrónico. A Comissão está igualmente a preparar um ato legislativo relativo à equidade digital para reforçar a proteção dos consumidores contra práticas prejudiciais em linha, em complementaridade com o código normativo digital da UE em vigor.
Com o início da aplicação, em 2026, das novas regras no âmbito da Diretiva Direito à Reparação e da Diretiva relativa à capacitação dos consumidores para a transição ecológica, os consumidores beneficiarão também de reparações mais fáceis, de uma maior reutilização dos produtos e de informações mais claras sobre a durabilidade e a reparabilidade.
Os resultados do Painel de Avaliação serão agora debatidos com os Estados-Membros, as associações de consumidores e as empresas e contribuirão para a preparação de iniciativas futuras, como a Agenda do Consumidor 2025-2030 e o ato legislativo relativo à equidade digital.
O Painel de Avaliação das Condições de Consumo é um relatório bienal que acompanha o sentimento dos consumidores em toda a UE, bem como na Islândia e na Noruega. Recolhe dados sobre as condições dos consumidores nacionais, centrando-se no conhecimento e na confiança, no respeito das regras e no controlo do seu cumprimento, bem como nas queixas e na resolução de litígios. A principal fonte de dados para o Painel de Avaliação é o inquérito sobre as condições de consumo, que avalia as atitudes, os comportamentos e a experiência dos consumidores no mercado único, em especial no que se refere ao respeito dos direitos dos consumidores. Para o relatório de 2025, o inquérito foi realizado em novembro de 2024. Sempre que pertinente, são utilizados no Painel de Avaliação dados provenientes de outras fontes (por exemplo, Eurostat, Safety Gate), a fim de apresentar informações contextuais.