Novos dados revelam fortes níveis de confiança dos consumidores, mas as ameaças em linha persistem

    19 Março, 2025 José Ricardo Sousa 241 Sem comentários

    Nas vésperas do Dia Mundial dos Direitos dos Consumidores, a Comissão publicou o Painel de Avaliação das Condições de Consumo de 2025, que mostra que 68 % dos consumidores europeus se sentem confiantes em relação à segurança dos produtos que compram e que 70 % consideram que os seus direitos enquanto consumidores são respeitados pelos comerciantes.  No entanto, os dados do Painel de Avaliação mostram igualmente a persistência de riscos em linha para os consumidores, como as burlas, as avaliações falsas e as práticas publicitárias enganosas.

    Comissão toma medidas para proteger os consumidores

    A Comissão está a tomar medidas enérgicas para responder aos desafios enfrentados pelos consumidores em toda a UE. Graças ao novo Regulamento Segurança Geral dos Produtos em vigor, os consumidores estão agora mais bem protegidos contra a exposição a produtos perigosos vendidos em linha e fora de linha. Para responder aos riscos decorrentes dos produtos vendidos por retalhistas de países terceiros e mercados em linha que acolhem comerciantes de países terceiros, a Comissão adotou, no início deste ano, um pacote de medidas no âmbito da Comunicação sobre comércio eletrónico. A Comissão está igualmente a preparar um ato legislativo relativo à equidade digital para reforçar a proteção dos consumidores contra práticas prejudiciais em linha, em complementaridade com o código normativo digital da UE em vigor.

    Com o início da aplicação, em 2026, das novas regras no âmbito da Diretiva Direito à Reparação e da Diretiva relativa à capacitação dos consumidores para a transição ecológica, os consumidores beneficiarão também de reparações mais fáceis, de uma maior reutilização dos produtos e de informações mais claras sobre a durabilidade e a reparabilidade.

    Principais conclusões do Painel de Avaliação de 2025

    • 70 % dos consumidores concordam que os retalhistas e os prestadores de serviços respeitam os direitos dos consumidores, enquanto 61 % dos consumidores confiam nas organizações públicas para proteger os seus direitos.
    • O comércio eletrónico transfronteiriço está a aumentar, tendo 35 % dos consumidores comprado noutro país da UE e 27 % comprado fora da UE em 2024.
    • A probabilidade de os consumidores terem problemas com uma compra em linha é superior em mais de 60 % a uma compra efetuada fora de linha.
    • 93 % dos compradores em linha mostram-se preocupados com a publicidade direcionada em linha, incluindo a recolha de dados pessoais, a publicidade excessiva e a personalização.
    • 45 % dos consumidores enfrentaram burlas em linha e muitos depararam-se com práticas desleais, incluindo avaliações falsas e descontos enganosos.
    • Apesar de um abrandamento da taxa de inflação em 2024 e de uma melhoria do sentimento dos consumidores em comparação com 2022, 38 % dos consumidores manifestaram preocupação quanto à sua capacidade para pagar as suas faturas e 35 % quanto à sua capacidade para comprar os seus alimentos preferidos.
    • 74 % dos consumidores constataram casos em que foi reduzida a quantidade de produto nas embalagens e 52 % observaram uma diminuição da qualidade sem uma descida correspondente dos preços.
    • As considerações ambientais nas decisões de compra diminuíram 13 % desde 2022, estando as causas relacionadas com o custo dos produtos e serviços sustentáveis e a desconfiança quanto à fiabilidade das alegações ambientais.

    Próximas etapas

    Os resultados do Painel de Avaliação serão agora debatidos com os Estados-Membros, as associações de consumidores e as empresas e contribuirão para a preparação de iniciativas futuras, como a Agenda do Consumidor 2025-2030 e o ato legislativo relativo à equidade digital.

    Contexto

    O Painel de Avaliação das Condições de Consumo é um relatório bienal que acompanha o sentimento dos consumidores em toda a UE, bem como na Islândia e na Noruega. Recolhe dados sobre as condições dos consumidores nacionais, centrando-se no conhecimento e na confiança, no respeito das regras e no controlo do seu cumprimento, bem como nas queixas e na resolução de litígios. A principal fonte de dados para o Painel de Avaliação é o inquérito sobre as condições de consumo, que avalia as atitudes, os comportamentos e a experiência dos consumidores no mercado único, em especial no que se refere ao respeito dos direitos dos consumidores. Para o relatório de 2025, o inquérito foi realizado em novembro de 2024. Sempre que pertinente, são utilizados no Painel de Avaliação dados provenientes de outras fontes (por exemplo, Eurostat, Safety Gate), a fim de apresentar informações contextuais.

    Para mais informações

    Principais dados sobre os consumidores

    Painel de Avaliação das Condições de Consumo