O Pacto para as Competências já ajudou 2 milhões de pessoas

    6 Junho, 2023 José Ricardo Sousa 139 Sem comentários

    Os resultados do inquérito anual de 2022 do Pacto para as Competências da UE mostram que este ajudou significativamente as empresas e os trabalhadores de toda a Europa a promover a formação em competências. De acordo com o inquérito, 2 milhões de pessoas beneficiaram de atividades de melhoria e requalificação de competências no âmbito do Pacto. Foram atualizados ou desenvolvidos 15 500 programas de formação e os membros do Pacto investiram 160 milhões de euros em iniciativas em matéria de competências.

    Trata-se de um contributo importante para o Ano Europeu das Competências.

    Ao reunir a indústria, os parceiros sociais, os prestadores de serviços de ensino e formação profissional, as autoridades públicas, os serviços de emprego e outros em diferentes setores, o Pacto para as Competências promove uma abordagem coletiva para fazer face aos desafios e à escassez no desenvolvimento de competências. Este aspeto é especialmente relevante num mundo do trabalho em rápida mutação e para as transições ecológica e digital. Mais de 80 % dos membros do Pacto inquiridos valorizam o apoio prestado pelo Pacto na garantia de ofertas concretas de formação para os trabalhadores em toda a Europa.

    As parcerias em matéria de competências no âmbito do Pacto revelaram-se eficazes na resposta às necessidades de competências setoriais e tiveram um impacto positivo no reforço das competências dos trabalhadores. Até à data, aderiram ao Pacto para as Competências 1 500 organizações, com 18 parcerias em larga escala estabelecidas em setores estratégicos como as energias renováveis, o setor da prestação de cuidados e a microeletrónica. Isto significa que foi criada, pelo menos, uma parceria de competências em larga escala para cada ecossistema industrial da Estratégia Industrial para a Europa. Em conjunto, todas as parcerias comprometeram-se a proporcionar formação a mais de 10 milhões de pessoas nos próximos anos.

    O relatório do inquérito também apresenta exemplos concretos de ações de formação para a aquisição de competências bem sucedidas levadas a cabo pelos membros do Pacto em toda a Europa, tais como:

    • A Femxa Formación, em Espanha, facilitou a integração de mais de 60 mulheres oriundas da imigração no mercado de trabalho na Letónia e em Espanha através de programas de formação.
    • A organização Wheel, na Irlanda, lançou uma Academia de Liderança para apoiar o desenvolvimento de competências no setor da economia social na Irlanda. A plataforma disponibiliza material de formação específico e recursos pertinentes.
    • O município de Lisboa introduziu um projeto de «Passaporte de Competências Digitais» para microcredenciais de competências digitais.
    • O Centro Emphasys em Chipre, em parceria com uma ONG, disponibiliza o seu centro de aprendizagem fora do horário de trabalho para proporcionar oportunidades de desenvolvimento de competências a grupos vulneráveis, incluindo jovens e pessoas oriundas da imigração, idosos e candidatos a emprego.
    • A Federação Europeia de Associações de Guias Turísticos concebeu aulas especializadas para melhorar as competências dos formadores de guias turísticos, centrando-se na inclusão e nas competências digitais.

    Outras conclusões importantes

    O inquérito revela o impacto positivo e concreto das parcerias de competências em larga escala na capacitação dos trabalhadores com as competências necessárias para o êxito. Para os seus setores, os membros do Pacto referiram um melhor acompanhamento das competências necessárias, uma maior disponibilidade de oportunidades de formação de elevada qualidade e a implementação de atividades mais inclusivas para reforçar as competências.

    Em conjunto, 21 500 partes interessadas uniram esforços através de parcerias ou redes de competências (por exemplo, polos industriais) para impulsionar iniciativas de desenvolvimento de competências com impacto e chegaram a 19 milhões de pessoas na Europa através de atividades de promoção e divulgação.

    Contexto

    Pacto para as Competências, uma iniciativa emblemática no âmbito da Agenda de Competências para a Europa, foi lançado em 10 de novembro de 2020. Reúne parceiros relevantes para identificar os requisitos em matéria de competências e assumir compromissos no sentido de requalificar os trabalhadores. O objetivo é promover parcerias que respondam às necessidades do mercado de trabalho, apoiem as transições ecológica e digital e promovam estratégias de crescimento locais e regionais.

    As partes interessadas que aderem ao Pacto assinam uma Carta que define os princípios da formação de qualidade, da aprendizagem ao longo da vida e da inclusão. Comprometem-se a traduzir o seu empenho em ações concretas de melhoria e requalificação de competências. Ao aderir ao Pacto, as partes interessadas acedem a redes e a plataformas de partilha de conhecimentos e recursos. A Comissão também disponibiliza informações e orientações sobre o financiamento e os programas da UE para o desenvolvimento de competências.

    O inquérito anual do Pacto para as Competências é um importante instrumento de acompanhamento que contribui para as atividades de aprendizagem mútua no âmbito do Pacto. As suas conclusões serão igualmente debatidas na Conferência «As competências são importantes», que terá lugar em 8 e 9 de junho de 2023, no âmbito do Ano Europeu das Competências. O inquérito, realizado entre fevereiro e março de 2023, recebeu respostas de 461 membros do Pacto e reflete os progressos realizados até dezembro de 2022.

    O Pacto para as Competências contribui igualmente para os grandes objetivos da UE, aprovados pelos Estados-Membros, segundo os quais, até 2030, pelo menos 60 % de todos os adultos deverão participar em ações de formação todos os anos e pelo menos 78 % da população com idades compreendidas entre os 20 e os 64 anos deverá estar empregada.

    Para mais informações:

    Relatório anual do Pacto para as Competências de 2022: relatório completo e ficha de informação

    Sítio Web do Pacto para as Competências 

    Formulário para os parceiros interessados em aderir ao Pacto para as Competências

    Sítio Web do Ano Europeu das Competências

    Related Projects It`s Can Be Useful