Melhoria contínua da eficiência e acessibilidade dos sistemas judiciais da UE, associada ao declínio da perceção da independência judicial em alguns Estados-Membros.
A Comissão Europeia publicou hoje o Painel de Avaliação da Justiça na UE de 2020, que apresenta um panorama comparativo da eficiência, qualidade e independência dos sistemas judiciais de todos Estados-Membros da UE. O Painel de Avaliação deste ano revela uma melhoria contínua da eficiência dos sistemas judiciais num grande número de Estados-Membros. Ao mesmo tempo, de acordo com os resultados de um Eurobarómetro publicado hoje, a perceção da independência judicial entre os cidadãos de vários Estados-Membros continuou a diminuir.
Vera Jourová, vice-presidente dos Valores e Transparência «O Painel da Avaliação da Justiça na UE é um instrumento criado para analisar as tendências dos sistemas judiciais da nossa União. Congratulo-me com o facto de os sistemas judiciais de muitos Estados-Membros estarem a trabalhar melhor e de os europeus poderem pedir justiça de forma eficaz. O que me preocupa é que, em alguns países, a perceção da independência é muito baixa, sendo a pressão política um dos principais motivos subjacentes.»
Didier Reynders, comissário da Justiça e Consumidores «O painel de avaliação da justiça dá-nos informações valiosas sobre o Estado de direito em todos os Estados-Membros da UE e os resultados serão utilizados para preparar, este ano, o primeiro relatório anual da Comissão sobre o Estado de direito. A edição de 2020 permite-nos verificar que houve melhorias na eficácia dos sistemas judiciais na grande maioria dos Estados-Membros, o que é uma boa notícia. No entanto, também se pode verificar que os cidadãos não confiam plenamente nos seus sistemas jurídicos, o que é um problema que temos de resolver.»
Principais conclusões da edição de 2020:
Próximas etapas
Tal como anunciado nas Orientações Políticas da presidente von der Leyen, a Comissão está a aprofundar o seu acompanhamento da situação do Estado de direito em todos os Estados-Membros através de um novo Mecanismo Europeu de Estado de Direito. A edição de 2020 do Painel de Avaliação da Justiça servirá para preparar o primeiro relatório anual da Comissão sobre o Estado de direito, que deverá ser publicado ainda este ano.
Contexto
Lançado em 2013, o Painel da Avaliação da Justiça na UE é um dos instrumentos da caixa de ferramentas da UE em matéria de Estado de direito, utilizado pela Comissão para acompanhar as reformas da justiça empreendidas pelos Estados-Membros. O painel de avaliação avalia a independência, a qualidade e a eficiência dos sistemas judiciais nacionais. Inclui também indicadores atualizados sobre processos disciplinares contra juízes e a nomeação de membros dos Conselhos Superiores da Magistratura.
Pela primeira vez, o painel de avaliação deste ano inclui também uma panorâmica consolidada das medidas sobre a justiça adaptada às crianças e informações sobre custas e taxas judiciais.
O Painel de Avaliação não promove um tipo de sistema judicial específico e coloca todos os Estados-Membros em pé de igualdade. Uma vez que o Painel de Avaliação de 2020 abrange o período compreendido entre 2012 e 2019, não reflete as consequências da crise da COVID-19.
Para mais informações
Painel de Avaliação da Justiça na UE
Resumo do Painel da Avaliação da Justiça na UE de 2020: ficha informativa
Gráficos anotados com todos os dados
Comunicação da Comissão: Reforçar o Estado de direito na União
Ficha informativa: caixa de ferramentas da UE em matéria de Estado de direito