Na cerimónia de encerramento do primeiro Festival Bauhaus Europeu, que teve lugar no sábado, as Comissárias Elisa Ferreira e Mariya Gabriel anunciaram os vencedores dos Prémios Novo Bauhaus Europeu de 2022.
Os prémios celebram novas soluções que servem de inspiração às transformações que o Novo Bauhaus Europeu visa introduzir a nível do nosso quotidiano, dos nossos espaços de vida e das nossas experiências. Foram atribuídos quatro prémios a quatro categorias de projetos, cada uma das quais quais inclui prémios para projetos já concluídos e prémios «Rising Stars» (Estrelas Ascendentes) , que são concedidos a jovens talentos com 30 anos de idade ou mais novos. Os vencedores da categoria «Reconnecting with nature» (Restabelecer a ligação com a natureza) são originários da Espanha, França, Alemanha e Polónia.
Os prémios «Regaining a sense of belonging» (Recuperar um sentimento de pertença) foram atribuídos a projetos da Áustria, Lituânia, Polónia e Chéquia. Os melhores projetos no âmbito do programa «Prioritising the places and people that need it the most» (Dar prioridade aos locais e às pessoas mais necessitadas) foram apresentados pela Bélgica, Grécia, Itália e Hungria. No que respeita à quarta categoria, «Shaping a circular industrial ecosystem and supporting life-cycle thinking» (Desenvolver um ecossistema industrial circular e apoiar o conceito de ciclo de vida), os prémios foram atribuídos a Portugal, à Roménia, à Finlândia e à Itália. Cada um dos vencedores receberá um prémio em dinheiro e terá a possibilidade de integrar uma parceria para os meios de comunicação social criada pela Comissão que abrange atividades de comunicação específicas.