Profitecla de Guimarães foi o local de mais um Euro Peddy-paper

22 Maio, 2019 José Ricardo Sousa 1953 Sem comentários

O Centro de Informação Europe Direct do Minho (CIED Minho) do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), sedeado em Barcelos, esteve presente na Escola Profitecla, em Guimarães, dinamizando uma ação informativa, através do formato Euro Peddy-Paper, no dia 16  de maio, com o objetivo de explorar a temática da cidadania europeia e das União Europeia. Dar a conhecer as mais-valias da pertença à União Europeia, ao mesmo tempo que se aumenta o conhecimento sobre a União Europeia e ao projeto europeu são alguns dos vários benefícios desta atividade. Por último, pretendemos demonstrar como o projeto europeu está presente no quotidiano dos cidadãos europeus.

Sob o tema “UE: passado, presente e futuro”, a atividade pretendeu levar o público a testar os seus conhecimentos sobre a União Europeia e através da influência da União Europeia e dos fundos comunitários na região. Por conseguinte, ainda houve tempo para que o publico pudesse colocar as suas questões e as suas opiniões relativamente à União Europeia. Através de uma conversa bastante informal, os alunos quiseram aprofundar os seus conhecimentos nos assuntos relacionados com o Brexit, a nova diretiva sobre os direitos de autor na internet, e eleições europeias e a importância de uma maior participação dos jovens no projeto europeu.

Deste modo, os testemunhos dos presentes foram essenciais para fundamentar a importância da presença europeia na região sobre as mais variadas perspetivas, assim como quais os efeitos práticos de se viver numa União Europeia integrada e desenvolvida.