Quinta edição da formação «A Europa na Escola» arranca hoje

11 Março, 2024 José Ricardo Sousa 52 Sem comentários

Tem início hoje mais uma edição da ação de formação «A Europa na Escola» destinada a professores do ensino público, de todos os níveis de escolaridade, uma iniciativa da Representação da Comissão Europeia em Portugal em colaboração com o Centro de Informação Europeia Jacques Delors e a Direção-Geral da Educação.

O projeto tem por finalidade promover o conhecimento sobre a União Europeia e as suas ações estratégicas junto da comunidade educativa em todos os níveis de ensino e contribuir para a formação e valorização de uma cidadania democrática e participativa. A ação de formação tem a duração de seis horas, ministradas à distância para professores de todo o país, em modalidade síncrona e pós-laboral.

Com cerca de 800 professores já formados nas quatro edições anteriores, o interesse mantém-se elevado entre os docentes, tendo-se registado este ano mais de 750 inscrições para as apenas 250 vagas disponíveis.

Com cinco turmas, a ação vai desenvolver-se entre hoje, 6 de março, e 17 de abril, de acordo com o cronograma infra.

A ação de formação de curta duração apoia-se, entre outros recursos, nos toolkits A Europa na Escola especificamente desenvolvidos e também nos materiais educativos disponíveis no Espaço de Aprendizagem da Comissão Europeia.

Os materiais educativos disponibilizados fazem a ponte com os objetivos educativos e as aprendizagens essenciais do Sistema de Ensino Português, nomeadamente os domínios da Educação para a Cidadania e o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.