Sessão de esclarecimento sobre as Fake News em Fafe

27 Fevereiro, 2023 José Ricardo Sousa 339 Sem comentários

O Europe Direct Minho organizou duas sessões de informação e sensibilização contra as Fake News e Desinformação no Agrupamento de Escolas Carlos Teixeira, em Fafe e Silvares, no dia 23 de fevereiro de 2023. Esta sessão contou com o apoio do respetivo Agrupamento de Escolas. Paulo Monteiro, diretor do jornal Correio do Minho e rádio Antena Minho foi o principal convidado desta sessão.

A primeira sessão ocorreu pelas 14h20 no Auditório da Escola Carlos Teixeira, em Fafe. A sessão contou com mais de 150 alunos que se mostraram interessados em abordar a temática. A segunda sessão ocorreu pelas 16h20, em Silvares, e contou com cerca de 40 participantes.

Participaram nesta atividade alunos de várias turmas do 2º e 3º ciclos de escolaridade. Foi uma oportunidade para trabalhar o conceito de desinformação e fake news e alertar os alunos que, como consumidores de notícias e de utilizadores das redes sociais, devem ter sempre o cuidado de ler e interpretar as notícias numa perspetiva crítica e devem procurar sites e meios de comunicação credíveis. Mostrou-se a importância de que se reveste a literacia para os media, pois uma população letrada é menos permissiva às fake news uma vez que desenvolve uma melhor capacidade de interpretação da realidade.  Além disso, os participantes referiram ainda que a informação não depende apenas de uma notícia ou de um título sensacionalista e deve recorrer a várias fontes de informação.

Foi um momento estimulante e os alunos demonstraram muito interesse e motivação através de uma participação dinâmica ao longo das sessões. Estas contribuíram para desenvolver o gosto pela participação cívica e política e o respeito pela diversidade de opiniões. Foi um verdadeiro momento de exercício da Cidadania.