Pela primeira vez desde a criação do Fundo de Inovação , a União Europeia investe 118 milhões de euros em 32 pequenos projetos inovadores em 14 Estados-Membros da UE, na Islândia e na Noruega. As subvenções apoiarão projetos destinados a introduzir tecnologias hipocarbónicas em setores com utilização intensiva de energia e nos setores do hidrogénio, do armazenamento de energia e das energias renováveis. Para além destas subvenções, 15 projetos em 10 Estados-Membros da UE e na Noruega beneficiarão de uma ajuda ao desenvolvimento de projetos no valor máximo de 4,4 milhões de euros, cujo objetivo é contribuir para a sua maturação.
Frans Timmermans
Frans Timmermans, vice-presidente executivo, declarou: «Graças a este investimento, a UE está a dar um apoio concreto a projetos de tecnologias limpas em toda a Europa, a fim de intensificar o recurso a soluções tecnológicas que possam ajudar a alcançar a neutralidade climática até 2050. O aumento do Fundo de Inovação proposto no pacote «Objetivo 55» permitirá à UE, no futuro, apoiar ainda mais projetos, acelerar o seu desenvolvimento e colocá-los no mercado o mais rapidamente possível.»
Os 32 projetos selecionados para financiamento foram avaliados por peritos independentes quanto à sua capacidade para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa em comparação com as tecnologias convencionais e para inovar ao nível mais avançado, em simultâneo com uma maturidade suficiente para poderem ser rapidamente implantados. Outros critérios incluíam o potencial dos projetos em termos de escalabilidade e rentabilidade. Os projetos selecionados abrangem uma vasta gama de setores relevantes com vista à descarbonização de diferentes partes dos setores industrial e energético da Europa. A taxa de sucesso das propostas elegíveis para este convite à apresentação de propostas é de 18%.
Os 15 projetos que podem beneficiar de ajuda ao desenvolvimento foram considerados suficientemente inovadores e promissores em termos da sua capacidade para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa, mas ainda não suficientemente maduros para poderem beneficiar de uma subvenção. O apoio, que será prestado pelo Banco Europeu de Investimento sob a forma de assistência técnica adaptada, visa promover a maturidade financeira ou técnica dos projetos, para que estes possam eventualmente voltar a candidatar-se no âmbito de novos convites à apresentação de propostas do Fundo de Inovação.
Próximas etapas
Os projetos selecionados no âmbito do convite à apresentação de propostas para projetos de pequena escala estão a começar a preparar convenções de subvenção individuais, que deverão estar concluídas no quarto trimestre de 2021, o que permitirá à Comissão adotar as decisões de concessão da subvenção correspondente e proceder ao pagamento das subvenções. Os projetos dispõem de até quatro anos para atingir o encerramento financeiro.
O Banco Europeu de Investimento entrará em contacto com os responsáveis pelos projetos aos quais foi oferecida ajuda ao desenvolvimento no âmbito do convite à apresentação de projetos de grande escala, a fim de celebrar acordos individuais e permitir que o serviço tenha início no quarto trimestre de 2021.