Comissão assina um novo contrato para serviços de lançamento de satélites do Copernicus

    2 Dezembro, 2022 José Ricardo Sousa 407 Sem comentários

    A UE deu ontem mais um passo importante no sentido de cumprir os objetivos do Programa Espacial da UE para 2021-2027, ao assinar um novo contrato para os serviços de lançamento de satélites Sentinel do Copernicus com a empresa Arianespace. Entre 2023 e 2026, a Arianespace realizará seis lançamentos Vega-C para o Copernicus, o Programa de Observação da Terra da União Europeia. A assinatura do contrato constitui um marco importante nos trabalhos em curso da UE para se tornar um cliente-âncora da aquisição dos seus serviços de lançamento, reforçar a sua soberania tecnológica e assegurar o seu acesso ao espaço de forma autónoma, fiável e eficaz em termos de custos.

    Drapeaux Berlaymont

    Os serviços de observação da Terra e os dados fornecidos pelo Copernicus são essenciais nas vidas quotidianas dos cidadãos europeus. A UE já dispõe de uma constelação de sete satélites operacionais Sentinel do Copernicus (Sentinel-1A, Sentinel-2A e 2B, Sentinel-3A e 3B, Sentinel 5P, Sentinel-6A). Estes satélites contribuem para o fornecimento de dados e serviços valiosos a uma vasta gama de aplicações de uso quotidiano, em áreas que vão da agricultura e da resposta a situações de crise à luta contra as alterações climáticas, para citar alguns exemplos.

    O contrato com a Arianespace cobrirá as necessidades do serviço de lançamento com o Vega-C nos próximos cinco anos, e assegurará a reconstituição da constelação do Copernicus (Sentinel-1C, Sentinel-1D, Sentinel-2C, Sentinel-3C) e a colocação em órbita de novas capacidades de observação (satélites Sentinel CO2M A e B). Todos os lançamentos estão previstos para o porto espacial de Kourou, na Guiana Francesa.

    Este contrato com a Arianespace não inclui serviços de lançamento para futuros satélites do Galileo, para os quais estão em curso negociações.

    Paralelamente, a Comissão intensificará os seus esforços para acelerar a disponibilidade de novos sistemas de lançadores na UE, a fim de aumentar a competitividade, a flexibilidade e a capacidade de resposta, nomeadamente através da «Iniciativa Bilhete para o Espaço» («Flight Ticket Initiative»), que deverá estar operacional em 2023. A UE atuará como cliente-âncora na aquisição de serviços de lançamento para as suas necessidades institucionais, nomeadamente o seu programa de demonstração e validação em órbita.

    Para mais informações:

    Vega-C: O Vega-C é uma versão melhorada e mais poderosa do veículo de lançamento Vega (o Sentinel-2A e o Sentinel-2B foram lançados com o Vega em 22 de junho de 2015 e 7 de março de 2017, respetivamente). O Vega-C é um foguetão de módulo único, com 35 metros de altura e uma massa à descolagem de 210 toneladas. Consegue colocar um máximo de 2300 quilogramas numa órbita polar de referência a uma altitude de 700 quilómetros. A Agência Espacial Europeia é proprietária do programa Vega, trabalhando com a Avio como contratante principal e autoridade de conceção. A Arianespace é responsável pela exploração comercial.

    A constelação da UE de sete satélites operacionais Sentinel do Copernicus é constituída pelos satélites Sentinel-1A, Sentinel-2A e 2B, Sentinel-3A e 3B, Sentinel 5P e Sentinel-6A:

    Sentinel-1 do Copernicus O Sentinel-1 disponibiliza imagens de radar, dia e noite, em todas as condições climáticas, para os serviços do meio terrestre e do oceano, para monitorização do gelo marinho, vigilância do meio marinho, deteção de navios, monitorização dos riscos relacionados com a dinâmica dos solos, cartografia de florestas, água e solos, ajuda humanitária e gestão de crises.

    Sentinel-2 do Copernicus O Sentinel-2 transmite imagens óticas de alta resolução para os serviços terrestres. Por exemplo, fornece imagens da vegetação, da cobertura do solo e da água, das vias navegáveis interiores e das zonas costeiras. O Sentinel-2 fornece também informações para os serviços de emergência.

    Sentinel-3 do Copernicus O Sentinel-3 fornece dados de altimetria, radar e óticos de elevada precisão para os serviços terrestres e marinhos. Mede variáveis como a topografia da superfície marítima, a temperatura da superfície marítima e terrestre, a cor do oceano e a cor do meio terrestre com a máxima precisão e fiabilidade.

    Sentinel-5P do Copernicus: O Sentinel-5 Precursor é uma missão de satélite lançada em 2017 que fornece dados de monitorização atmosférica até ao lançamento e entrada em funcionamento do Sentinel-4 e do Sentinel-5, as missões atmosféricas do Copernicus em desenvolvimento.

    Sentinel-6 do Copernicus O Sentinel-6 fornece dados de altimetria de elevada precisão para medir a altura da superfície do mar global, sobretudo para a oceanografia operacional e para estudos climáticos. Trata-se de uma missão de cooperação desenvolvida em parceria com a Administração Nacional dos Oceanos e da Atmosfera dos EUA (NOAA) e a Administração Nacional da Aeronáutica e do Espaço dos EUA (NASA).

    Copernicus Sentinel CO2M (Monitorização das emissões antropogénicas de dióxido de carbono do Copernicus): Esta missão incluirá um espetrómetro de infravermelhos próximos e de infravermelhos finos para medir o dióxido de carbono atmosférico produzido pela atividade humana, proporcionando uma fonte de informação única e independente, para avaliar a eficácia das medidas políticas e acompanhar o seu impacto na descarbonização da Europa e no cumprimento dos objetivos nacionais de redução das emissões. As medições da missão contribuirão para reduzir as atuais incertezas nas estimativas das emissões de dióxido de carbono provenientes da combustão de combustíveis fósseis à escala nacional e regional. Prevê-se que as unidades A e B sejam lançadas em 2025-2026.

    No âmbito da expansão da família de missões Sentinel, estão a ser desenvolvidas outras missões Sentinel do Copernicus.

    Mais informações: Programa espacial da UECopernicus

    Discurso do Comissário Thierry Breton na Conferência da UE sobre temas espaciais

    Related Projects It`s Can Be Useful