Em parceria com entidades locais, o Europe Direct Minho tem programado dois dias com diversas atividades para celebrar o espírito europeísta junto da comunidade local e sensibilizar para a participação nas eleições europeias.
No dia 9 de maio, o Europe Direct Minho – projeto do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave em parceria com a Comissão Europeia através da sua Representação em Portugal – a Câmara Municipal de Amares, através da Biblioteca Municipal Francisco Sá de Miranda, o Clube Europeu da Escola Secundária de Amares e a Associação Amares Jovem, pretendem celebrar o Dia da Europa com a comunidade local do concelho de Amares. Entre os dias 8 e 9 de maio, decorrerão diversas iniciativas para promover o espírito europeísta e sensibilizar ao voto nas próximas eleições europeias, que têm data marcada para o dia 9 de junho de 2024.
No dia 8 de maio, pelo período da manhã, está prevista uma “Arruada pela Europa” na Feira Semanal de Amares. O objetivo passa pela sensibilização da comunidade local para o voto nas eleições europeias, no dia 9 de junho.
No dia 9 de maio, as comemorações terão início às 9h30 com uma sessão de boas vindas na Câmara Municipal de Amares, seguida do Hastear da Bandeira da UE na sede do município.
Ao longo do dia, serão promovidas sessões informativas direcionadas aos mais jovens na Escola Secundária de Amares e na Escola Básica 2/3 de Amares para comemorar esta data com a comunidade escolar. Além disso, está prevista ainda uma sessão direcionada para a comunidade sénior do concelho pelas 14h00, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Amares.
As comemorações vão terminar com o debate “Eleições Europeias: Decide o teu Futuro!”, pelas 21h00 na Biblioteca Municipal Francisco Sá de Miranda. Ricardo Morgado (Deputado ao Parlamento Europeu), Alexandre Dias (Sindicato dos Professores da Região Norte), Paulo Monteiro (Diretor do Jornal Correio do Minho) e João Januário (Presidente da Assembleia Municipal de Amares) são os oradores deste evento, que visa realçar a importância das eleições europeias para o futuro dos cidadãos.
O público e os órgãos de comunicação social são convidados a participar nesta atividade, na qual terão a oportunidade de expressar as suas ideias e colocar questões ao painel de oradores.