A Comissão autoriza uma vacina adaptada contra a COVID-19 para as campanhas de vacinação dos Estados-Membros no outono

    4 Setembro, 2023 José Ricardo Sousa 209 Sem comentários

    A Comissão autorizou a vacina adaptada Comirnaty XBB.1.5 contra a COVID-19, desenvolvida pela BioNTech-Pfizer. Esta vacina é mais um marco importante na luta contra a COVID-19. Esta é a terceira adaptação desta vacina para responder a novas variantes da COVID-19.

    A vacina é autorizada para adultos, crianças e lactentes com mais de 6 meses de idade. Em conformidade com as recomendações anteriores da EMA e do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), os adultos e as crianças a partir dos 5 anos de idade que necessitem de vacinação devem tomar uma dose única, independentemente do seu historial de vacinação contra a COVID-19.

    A autorização acontece após uma avaliação rigorosa pela Agência Europeia de Medicamentos, no âmbito do mecanismo acelerado de avaliação. A Comissão autorizou esta vacina adaptada por um procedimento acelerado, a fim de permitir que os Estados-Membros se preparem atempadamente para as suas campanhas de vacinação do outono e inverno.

    Contexto

    Com a nossa estratégia da UE em matéria de vacinas, a Comissão continua a assegurar que os Estados-Membros têm acesso às mais recentes vacinas autorizadas contra a COVID-19 nas quantidades necessárias para proteger as suas populações vulneráveis e lidar com a evolução epidemiológica do vírus.

    Em conformidade com a declaração conjunta ECDC-EMA sobre a atualização da composição das vacinas contra a COVID-19 para novas variantes do vírus SARS-CoV-2, a BioNTech-Pfizer adaptou a sua vacina contra a COVID-19 para visar a estirpe Omicron XBB.1.5 do SARS-CoV-2. Espera-se igualmente que a vacina adaptada aumente a amplitude da imunidade contra as atuais variantes dominantes e emergentes.

    A alteração ao contrato com a BioNTech-Pfizer, assinada em maio de 2023, garante que os Estados-Membros continuam a ter acesso a vacinas adaptadas às novas variantes da COVID-19 nos próximos anos.

    Para mais informações:

    Autorização da Comissão

    Decisão da EMA

    Estratégia da UE para as vacinas

    Vacinas seguras contra a COVID-19 para os europeus

    Resposta da UE ao surto de coronavírus

    Panorama geral da resposta da Comissão

    * Atualizado em 01/09/2023

    Related Projects It`s Can Be Useful
    Europe Direct Minho realizou sessão de informação
    9 Abril, 2024 José Ricardo Sousa 16
    Comissão estabelece planos para um diploma europeu
    8 Abril, 2024 José Ricardo Sousa 21