A Comissão Europeia adotou a Agenda 2030 do Consumidor, um plano estratégico para a política dos consumidores da UE para os próximos cinco anos. Com 450 milhões de consumidores no mercado único, que contribuem para mais de 51 % do PIB da UE através das despesas das famílias, os consumidores desempenham um papel essencial na casa das máquinas da nossa economia. O reforço da confiança dos consumidores, a garantia da clareza jurídica, o reforço da aplicação da legislação e a simplificação dos processos administrativos para as empresas são objetivos fundamentais das ações da agenda, concebidas para promover a proteção dos consumidores e a competitividade, a justiça social e o crescimento sustentável em toda a União Europeia.

Embora os consumidores europeus beneficiem de alguns dos mais elevados níveis de proteção a nível mundial, é necessário adaptar o nosso quadro para acompanhar o panorama em rápida mutação, marcado pelo aumento do custo de vida, pela evolução das práticas de mercado, em especial em linha, e pelo aumento do comércio eletrónico. Uma política de consumidores forte não se limita a proteger os consumidores, mas também a proteger as empresas cumpridoras da UE e a protegê-las da concorrência desleal dos comerciantes não cumpridores.
A Agenda 2030 do Consumidor introduz um conjunto de novas iniciativas para enfrentar estes desafios de forma eficaz, centrando-se em quatro domínios prioritários fundamentais:
A execução da Agenda será regularmente debatida na Cimeira Anual dos Consumidores. A Comissão convocará igualmente fóruns ministeriais regulares sobre a proteção dos consumidores, a fim de fornecer orientações políticas de alto nível para a execução da Agenda.
Antecedentes
A Agenda 2030 do Consumidor baseia-se nos resultados da Nova Agenda do Consumidor adotada em 2020 e é o resultado de intensos preparativos e debates com as partes interessadas. Em maio de 2025, a Comissão lançou uma consulta pública aberta à escala da UE, que demonstrou um apoio geral às suas principais prioridades. As propostas hoje apresentadas complementam outras iniciativas da Comissão, como a Estratégia para o Mercado Único, as Orientações para a Competitividade e o próximo Roteiro para o Mercado Único.
Juntamente com a Agenda, a Comissão publica hoje orientações sobre o RSGP e o Safety Business Gateway, a fim de apoiar melhor as empresas na garantia da segurança dos seus produtos.
Mais informações
Estratégia para os consumidores
Consulta Pública Aberta – Relatório de síntese
Estratégia para o Mercado Único
Orientações sobre o RSGP e o Portal para Empresas relativo à Segurança