Comissão atribui os prémios 2025 aos projetos mais sustentáveis

    3 Outubro, 2025 José Ricardo Sousa 4 Sem comentários

    A Comissão Europeia anunciou 22 laureados com os prémios Novo Bauhaus Europeu 2025. Pelo quinto ano consecutivo, os prémios NEB recompensam projetos e iniciativas excecionais que combinem sustentabilidade, inclusão e estética, demonstrando de que forma a vida das pessoas e das comunidades pode ser enriquecida reunindo cultura e tecnologia, inovação e design.

    Os prémios foram atribuídos em quatro categorias e duas vertentes: um para projetos estabelecidos (os «Campeões do Novo Bauhaus Europeu») e outro para iniciativas promissoras de candidatos mais jovens (as «Estrelas Ascendentes do Novo Bauhaus Europeu»). A necessidade urgente de uma habitação mais sustentável e a preços mais acessíveis foi também reconhecida com um prémio especial.

    Drapeaux Berlaymont

    Além disso, pela primeira vez este ano, 20 pequenos municípios receberam o prémio NEB Boost for Small Municipalities. Isto destaca o papel que estas comunidades desempenham na construção de um futuro mais sustentável, inclusivo e belo. Esta nova iniciativa é apoiada por um projeto-piloto do Parlamento Europeu.

    Todos os vencedores receberam prémios até 30 000 EUR, bem como um pacote de comunicação específico.

    Os prémios foram atribuídos durante uma cerimónia realizada em Bruxelas, em 30 de setembro, na presença da vice-presidente executiva responsável pela Coesão e Reformas, Rafaelle Fitto; Jessika Roswall, comissária do Ambiente, Resiliência Hídrica e Economia Circular Competitiva; e Dan Jørgensen, comissário da Energia e Habitação.

    Na cerimónia de entrega dos prémios, a Comissão lançou igualmente um concurso de conceção de estudantes para o troféu oficial dos Prémios NEB 2026, convidando jovens talentos a proporem um objeto simbólico que personifique a sustentabilidade, a beleza e a união. Os estudantes podem candidatar-se até 31 de janeiro de 2026.

    A presidente Ursula von der Leyen declarou: «Todosos anos fico impressionado com a criatividade deste concurso. E estou muito satisfeito com o prémio especial de habitação deste ano. Ajudar-nos-á a pensar em soluções para a crise da habitação de uma nova forma. E é uma inspiração para o nosso trabalho sobre um Plano Europeu de Habitação. O nosso objetivo é tornar a habitação mais acessível, sustentável e de melhor qualidade. Estes são também os objetivos do Novo Bauhaus Europeu. Uma casa não é apenas paredes e um telhado. É a segurança e a pertença.»

    Prémios Novo Bauhaus Europeu 2025 laureados

    Os vencedores da vertente «Campeões do Novo Bauhaus Europeu» incluem os eixos e praças verdes de Espanha, que mostramcomo as ruas podem ser recuperadas dos automóveis para as pessoas e a vegetação, enquanto a cooperativa austríaca HausWirtschaft combina habitação a preços acessíveis com espaços partilhados de trabalho e de acolhimento de crianças. Na Ucrânia, Promprylad demonstra como uma antiga fábrica pode renascer como um centro de inovação e investimento social. A HempForma da Lituânia revive a produção tradicional de cânhamo para criar painéis acústicos modernos e circulares. Nesta vertente, a Escola Comestível de Portugal, que transforma a educação num ecossistema vivo centrado na alimentação e na sustentabilidade, ganhou a votação pública.

    Na vertente «Estrelas Ascendentes do Novo Bauhaus Europeu», os projetos vencedores incluem o Pollino, na Hungria, que transforma a sinalização urbana em habitats para polinizadores, enquanto no pátio comunitário de Kopli, na Estónia, estudantes e residentes conceberam conjuntamente um novo espaço público a partir de materiais de construção reciclados. O Projeto Tavros da Grécia mostra como as reformas energéticas podem tornar os edifícios mais saudáveis e eficientes e a UN_SKIN da Itália explorou os biomateriais como uma alternativa ao couro. Nesta vertente, a Escultura Terapêutica italiana, que utiliza a arte participativa como ferramenta de ligação, transformação e bem-estar, ganhou o voto do público.

    Soluções do Novo Bauhaus Europeu para a habitação a preços acessíveis

    Para esta edição, foi dada especial atenção ao prémio «Habitaçãoa preços acessíveisdoNovo Bauhaus Europeu», que atribuiu quatro projetos na Dinamarca, em França, na Alemanha nos Países Baixos, demonstrando de que forma a Europa pode proporcionar uma habitação mais sustentável e a preços mais acessíveis, que seja também saudável, inclusiva e acessível a todos. Estes quatro projetos foram atribuídos a projetos concluídos na UE que contribuem para os esforços da UE no sentido de melhorar a acessibilidade dos preços da habitação e combinam esse compromisso com os valores e princípios do Novo Bauhaus Europeu.

    Novo NEB impulsiona municípios de pequena dimensão

    Juntamente com os prémios NEB 2025, 20 pequenos municípios – da Chéquia, Alemanha, Grécia, Espanha, França, Croácia, Itália, Países Baixos, Áustria, Portugal e Finlândia – demonstraram de que forma o Novo Bauhaus Europeu está não só a moldar as grandes cidades, mas também a capacitar as cidades rurais e as comunidades mais pequenas em toda a Europa para pôr em prática projetos sustentáveis e inclusivos.

    NEB Boost for Small Municipalities, apoiado pelo Parlamento Europeu, ajuda estes órgãos de poder local a superar os primeiros obstáculos ao desenvolvimento de projetos sustentáveis, inclusivos e belos.

    Preparação do Festival do Novo Bauhaus Europeu

    Numa perspetiva de futuro, a Comissão convida arquitetos, cidadãos, empresas, agentes culturais, inovadores e investigadores a contribuírem para oFestival do Novo Bauhaus Europeu 2026, previsto para 9-13 de junho de 2026. O prazo é 15 de outubro de 2025 para a feira e o festival e 31 de dezembro de 2025 para os eventos via satélite.  As contribuições podem ser feitas através desta página.

    Antecedentes

    Lançado em 2021 na sequência do discurso da presidente Ursula von der Leyen sobre o estado da União de 2020, o Novo Bauhaus Europeu tornou-se uma comunidade dinâmica de quase 2 000 membros em toda a Europa e não só, inspirando quase 500 projetos até à data. Tornou-se um motor fundamental na aplicação do Pacto Ecológico Europeu a nível local, estabelecendo pontes entre a inovação, o design, a arquitetura, a cultura e a inclusão social.

    Através dos prémios anuais NEB, a iniciativa destaca soluções tangíveis que mostram como as comunidades podem viver de forma mais sustentável e bela, assegurando simultaneamente a acessibilidade dos preços e a justiça social. Em cinco edições, os prémios NEB deram visibilidade a projetos e ideias de toda a UE, dos Balcãs Ocidentais e da Ucrânia. Desde 2021, foram recebidas mais de 5 700 candidaturas e 94 vencedores partilharam mais de 2 milhões de euros em apoio. Uma novidade na edição deste ano dos Prémios NEB foram os prémios «Habitação a preços acessíveis» do NEB, que recompensam projetos exemplares nas soluções de habitação da UE.

    A cerimónia de entrega dos prémios NEB fez parte do segundo evento NEB in Regions and Cities, realizado em Bruxelas, em 29 e 30 de setembro, que reuniu mais de 400 participantes. O evento centrou-se no apoio à execução da iniciativa NEB, incentivando a colaboração e o intercâmbio de boas práticas.

    Para mais informações

    A lista dos vencedores do NEB está disponível na Plataforma dos Prémios NEB.

    Novo Bauhaus Europeu

    Related Projects It`s Can Be Useful