DiscoverEU: novo convite à apresentação de propostas para permitir a mais jovens viajar

    12 Abril, 2022 José Ricardo Sousa 277 Sem comentários

    A ação DiscoverEU da Comissão, que permite aos jovens de 18 anos explorar a Europa principalmente de comboio, está a abrir a sua primeira fase de candidaturas de 2022. A partir de amanhã, 7 de abril, às 12h00, até 21 de abril, às 12h00, os jovens que vivem em países do programa Erasmus+ podem candidatar-se a um dos 35 000 passes de viagem gratuitos.

    A ronda deste ano assinala a entrada da ação DiscoverEU no Erasmus+. Com esta mudança e através do financiamento excecional no âmbito do Ano Europeu da Juventude 2022, serão oferecidos 70 000 passes de viagem em 2022: 35 000 na ronda de candidaturas hoje anunciada e outros 35 000 na ronda prevista para outubro. A integração no Erasmus+ também abre a porta aos candidatos da Islândia, do Listenstaine, da Macedónia do Norte, da Noruega, da Sérvia e da Turquia, que poderão aderir à ação pela primeira vez.

    Margaritis Schinas, vice-presidente e comissário responsável pela Promoção do Modo de Vida Europeu, «A ação DiscoverEU oferece aos jovens mais oportunidades de viajar do que nunca. Com o Ano Europeu da Juventude, celebramos a juventude. Devemos dar esta oportunidade a toda uma geração que não pôde viajar nos últimos dois anos. Boa sorte para todos!»

    Os candidatos que preencheram com êxito o questionário de seleção, nascidos entre 1 de julho de 2003 e 30 de junho de 2004, poderão viajar na Europa durante um período máximo de 30 dias entre 1 de julho de 2022 e 30 de junho de 2023. Os que completam 18 anos no segundo semestre do ano poderão candidatar-se na ronda de outubro.

    Os beneficiários do passe de viagem receberão agora também um cartão de desconto DiscoverEU. O novo cartão abre mais de 40 000 possibilidades de desconto nos transportes públicos, na cultura, no alojamento, na alimentação, no desporto e noutros serviços disponíveis em todos os países elegíveis.

    A fim de aumentar a dimensão de aprendizagem da experiência DiscoverEU, as agências nacionais Erasmus+ facilitarão reuniões de informação e de preparação para os jovens que vão viajar, criando assim uma experiência de aprendizagem entre pares. Através destas reuniões, a ação DiscoverEU visa promover debates sobre a sustentabilidade, a cultura e a identidade europeia, entre outros temas. O tema da inclusão é particularmente importante. Os participantes com deficiência ou problemas de saúde podem ser acompanhados durante a viagem. Para além das despesas de viagem, é também prestada ajuda individual adicional.

    A Comissão incentiva o transporte ferroviário sustentável. São concedidas exceções a quem tiver dificuldade de chegar à Europa continental para começar a viagem de comboio. Por conseguinte, estão disponíveis disposições especiais para os jovens das regiões ultraperiféricas, dos países e territórios ultramarinos, das zonas remotas e das ilhas.

    Contexto

    A Comissão lançou a ação DiscoverEU em junho de 2018, na sequência de uma proposta do Parlamento Europeu. A ação foi formalmente integrada no novo programa Erasmus+ 2021-2027.

    Desde 2018, foram mais de 860 000 as candidaturas apresentadas para os 130 000 passes de viagem oferecidos. O inquérito anterior permitiu apurar que 66 % dos candidatos viajaram pela primeira vez de comboio fora do seu país de residência. Para muitos, foi também a primeira vez que viajaram sem os pais ou outros acompanhantes adultos e, na sua maioria, afirmaram que se tinham tornado mais independentes.

    A experiência DiscoverEU proporcionou-lhes uma melhor compreensão de outras culturas e da história europeia, além de lhes ter permitido desenvolver o conhecimento de línguas estrangeiras. Dois terços referiram que não teriam podido pagar o passe da viagem sem a iniciativa DiscoverEU. Os participantes são convidados a tornarem-se Embaixadores DiscoverEU para promoverem a iniciativa. São também incentivados a contactar outros viajantes no grupo oficial em linha DiscoverEU, para partilharem experiências e trocarem sugestões, principalmente sobre experiências culturais, ou sobre como viajar de forma digital e sustentável.

    Para participarem, os candidatos elegíveis têm de responder a um questionário de escolha múltipla sobre a União Europeia e outras iniciativas da UE dirigidas aos jovens. Uma pergunta adicional convida os candidatos a fazerem uma estimativa do número de candidatos a esta fase que nasceram numa terça-feira. Quanto mais próxima da resposta correta for a estimativa, maior é o número de pontos que o candidato recebe. Isto permitirá à Comissão estabelecer uma classificação dos candidatos. A Comissão oferecerá passes de viagem aos candidatos de acordo com a sua classificação, até se esgotarem os bilhetes disponíveis.

     

    Para Mais Informações

    Ação DiscoverEU

    Portal Europeu da Juventude