A Comissão Europeia congratula-se com o acordo político provisório entre o Parlamento Europeu e o Conselho sobre as novas regras de segurança dos brinquedos, na sequência da proposta da Comissão de um regulamento relativo à segurança dos brinquedos, de 28 de julho de 2023.
O novo regulamento proibirá a utilização de produtos químicos nocivos, como as PFAS, os desreguladores endócrinos e os bisfenóis, nos brinquedos. Todos os brinquedos terão um passaporte digital de produtos para impedir a entrada na UE de brinquedos não seguros vendidos em linha e fora de linha. O regulamento estabelece regras mais rigorosas em matéria de vendas em linha e confere aos inspetores mais poderes para retirar do mercado brinquedos perigosos. Tal garantirá que os brinquedos importados sejam tão seguros para os consumidores como os brinquedos fabricados na UE.
Os novos requisitos
Com base nas regras em vigor, o novo regulamento relativo à segurança dos brinquedos atualizará os requisitos de segurança que os brinquedos devem cumprir para serem comercializados na UE, independentemente de serem fabricados na UE ou noutro local. Mais especificamente, o acordo hoje alcançado irá:
Próxima etapa
O acordo político está agora sujeito à aprovação formal do Parlamento Europeu e do Conselho. Entrará em vigor 20 dias após a sua publicação no Jornal Oficial. O regulamento prevê um período de transição para a indústria e as autoridades se adaptarem às novas regras.
Antecedentes
A Diretiva 2009/48/CE relativa à segurança dos brinquedos estabelece os requisitos de segurança que os brinquedos devem cumprir para serem colocados na UE, independentemente de serem fabricados na UE ou em países terceiros. Tal facilita a livre circulação de brinquedos no mercado único.
No entanto, na sequência de uma avaliação da diretiva, a Comissão identificou uma série de insuficiências na sua aplicação prática desde a sua adoção em 2009. Em especial, é necessário um nível mais elevado de proteção contra eventuais riscos nos brinquedos, especificamente contra os riscos decorrentes de produtos químicos nocivos. Além disso, a avaliação concluiu que a diretiva deve ser aplicada de forma mais eficiente, em especial no que diz respeito às vendas em linha.
Consequentemente, a Comissão apresentou a proposta de regulamento relativo à segurança dos brinquedos em 28 de julho de 2023.
Para mais informações
Avaliação da Diretiva 2009/48/CE relativa à segurança dos brinquedos
Proposta de regulamento relativo à segurança dos brinquedos
Assine o boletim informativo eletrónico gratuito da Comissão sobre o Mercado Interno, a Indústria, o Empreendedorismo e as PME