Representação da Comissão Europeia sensibiliza jovens para oportunidades profissionais na agricultura

12 Outubro, 2023 José Ricardo Sousa 103 Sem comentários

A Representação da Comissão Europeia em Portugal organiza no dia 13 de outubro, no Instituto Superior de Agronomia, em Lisboa, uma iniciativa inédita dirigida a jovens estudantes com aspirações a desenvolverem uma atividade profissional no setor agrícola.

Durante um dia inteiro, um grupo de 40 estudantes do ensino superior em Portugal (selecionados entre as mais de 100 candidaturas recebidas) terá a oportunidade de participar em conversas e sessões práticas com vários protagonistas da politica agrícola nacional e europeia, da academia, agricultores com experiência do setor e jovens agricultores em início de atividade (LINK programa). O objetivo é promover uma partilha de experiências que permita aos participantes enriquecer o seu percurso académico e profissional, de uma forma mais consciente e informada sobre os desafios e oportunidades do setor.

Esta iniciativa da Representação da Comissão em Portugal insere-se no “diálogo estratégico sobre o futuro da agricultura na UE”, anunciado pela Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, no seu recente discurso sobre o Estado da União.

O evento tem início às 9h15, com uma intervenção da Representante da Comissão Europeia em Portugal, Sofia Moreira de Sousa, e encerra às 16h45 com a participação do Secretário de Estado da Agricultura, Gonçalo Caleia Rodrigues. A sessão de abertura e o encerramento serão abertos à imprensa (para mais informações, contactar Daniel Rosário: daniel.rosario@ec.europa.eu; 936 540 378).

Com a colaboração da Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGAR) – Rede Rural Nacional, o programa (LINK) procurará promover uma melhor compreensão e sensibilidade para as políticas europeias, em particular para a razão de ser da Politica Agrícola Comum (PAC) e da Estratégia “do Prado ao Prato”, do Pacto Ecológico Europeu. Desde solos saudáveis, bem-estar animal, novas técnicas genómicas e sistemas alimentares sustentáveis, ao conhecimento, inovação e novas tecnologias, passando pela competitividade e competências, os futuros profissionais do sector agrícola terão oportunidade de abordar todos estas temáticas durante o encontro.

No Ano Europeu das Competências, esta iniciativa irá sublinhar a relevância da aprendizagem ao longo da vida no setor agrícola e, em sentido mais lato, a importância da participação dos jovens no projeto europeu e no impacto concreto da União Europeia e dos seus valores, tendo como pano de fundo as eleições europeias de 2024. Será também uma forma de contribuir para a concretização de um dos objetivos da Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen: colocar os cidadãos no coração da UE e reforçar a ligação entre eles e as instituições que os servem.

Mais informação: