Sessão plenária inaugural e evento destinado aos cidadãos em junho

    28 Maio, 2021 José Ricardo Sousa 35 Sem comentários

    O Comité Executivo aprovou hoje o calendário das Sessões Plenárias e dos Painéis de Cidadãos Europeus, uma série de eventos que terá início no próximo mês.

    A sessão plenária inaugural da Conferência, que terá lugar em 19 de junho de 2021, em Estrasburgo, tanto com participação à distância como presencial, será realizada em plena conformidade com as normas sanitárias e incluirá apresentações sobre os Painéis de Cidadãos Europeus e sobre a Plataforma Digital Multilingue.

    Antes disso, decorrerá em 17 de junho de 2021 em Lisboa, Portugal, um evento destinado aos cidadãos europeus realizado igualmente no âmbito da Conferência sobre o Futuro da Europa, que será transmitido em direto, em linha. Participarão neste evento 27 representantes de painéis nacionais de cidadãos ou de eventos nacionais (um por Estado-Membro), e ainda o presidente do Fórum Europeu da Juventude e alguns dos cidadãos já selecionados para os painéis de cidadãos à escala europeia. O evento, também organizado em formato híbrido, dará aos participantes a oportunidade de discutir com os três copresidentes as suas expectativas quanto à Conferência. Estes participantes estarão igualmente presentes na sessão plenária inaugural que terá lugar em Estrasburgo.

    O Comité Executivo tomou igualmente nota das modalidades práticas finais dos quatro painéis de cidadãos europeus previstos, nomeadamente os temas atribuídos a cada um deles:

    • valores, direitos, Estado de direito, democracia e segurança;
    • alterações climáticas e ambiente / saúde;
    • uma economia mais forte, justiça social, emprego / educação, juventude, cultura, desporto / transformação digital; e
    • o lugar da UE no mundo / migração.

    Além disso, foram elaboradas orientações para ajudar os Estados-Membros e quaisquer outros que desejem organizar, sob a égide da Conferência, painéis de cidadãos e outros eventos a nível nacional, regional ou local.

     

     

    Contexto

    A sessão plenária da Conferência será composta por 108 representantes do Parlamento Europeu, 54 do Conselho (dois por Estado-Membro) e 3 representantes da Comissão Europeia, bem como por 108 representantes de todos os parlamentos nacionais, em pé de igualdade, bem como por simples cidadãos. 108 cidadãos, juntamente com o presidente do Fórum Europeu da Juventude, debaterão as ideias que venham a emergir dos painéis de cidadãos e da Plataforma Digital Multilingue.

    Serão organizados quatro painéis de cidadãos europeus, cada um deles composto por 200 cidadãos, que deverão incluir pelo menos um cidadão feminino e um cidadão masculino por Estado-Membro. Os cidadãos serão escolhidos de forma aleatória, a fim de refletir a diversidade da UE em termos de origem geográfica, género, idade, meio socioeconómico e nível de educação. Os jovens de idades compreendidas entre os 16 e os 25 anos constituirão um terço de cada painel.

    Em devido tempo, a Sessão Plenária apresentará as suas propostas ao Comité Executivo, que redigirá, em plena colaboração e transparência com esta última, um relatório que será publicado na Plataforma Digital Multilingue. A Plataforma Digital Multilingue é a única instância onde serão recolhidos, analisados e publicados os contributos de todos os eventos relacionados com a Conferência.

    Mais informações

    Plataforma digital para a Conferência sobre o Futuro

    Perguntas e respostas sobre a Plataforma Digital Multilingue para a Conferência sobre o Futuro da Europa

    Declaração Comum sobre a Conferência sobre o Futuro da Europa:

    Regulamento Interno da Conferência sobre o Futuro da Europa

     

    Related Projects It`s Can Be Useful