SummerCEmp em Ponte da Barca deixou a sua marca!

5 Setembro, 2023 José Ricardo Sousa 165 Sem comentários

Após quatro dias intensos de reflexão sobre a União Europeia, a edição do SummerCEmp – iniciativa organizada pela Representação da Comissão Europeia em Portugal com a colaboração do Município de Ponte da Barca e do Europe Direct Minho – chegou ao fim no dia 2 de setembro. Cerca de 40 jovens tiveram a oportunidade de abordar as questões europeias e conhecer um dos concelhos de baixa densidade do Alto Minho. O Europe Direct esteve presente durante os 4 dias de trabalho desta sessão, tendo participado, inclusive, enquanto oradores de uma sessão sobre a relação da rede Europe Direct com os alumni SummerCEmp.

Esta iniciativa contou com a presença de dezenas de oradores que vieram dar o seu contributo para a discussão sobre o Futuro da Europa, nomeadamente o presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva; a Ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva; a Comissária para a Coesão e Reformas, Elisa Ferreira; entre outros. O Instituto Politécnico do Cávado e do Ave também esteve presente nesta edição do SummerCEmp.

Para além da presença do Europe Direct Minho, o SummerCEmp contou com a representação do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, através da presença da Vice-presidente do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Paula Tavares, que teve ainda a oportunidade de apresentar o projeto FUSION numa das sessões de trabalho da presente edição. Ademais, Filipe Chaves, Diretor da Escola Técnica Superior Profissional foi responsável pela moderação de um painel sobre Inteligência Artificial no mesmo dia.

O Summer CEmp tem um caráter itinerante e coloca no centro do debate sobre o futuro da União Europeia a história, as oportunidades e os desafios concretos das comunidades anfitriãs nas várias regiões do país. As anteriores edições aconteceram em Monsanto (2017), Marvão (2018), Monsaraz (2019), Alcoutim (2021) e Ribeira Grande, Açores (2022).

Esta iniciativa da Representação da Comissão Europeia em Portugal nasceu da vontade de envolver os atuais e os futuros líderes de opinião no debate sobre a União Europeia e de mobilizar os jovens em torno do que é e do que pode ser o projeto europeu, assim como o papel da Comissão Europeia e dos cidadãos na sua construção. O Summer CEmp tem um programa imersivo, intensivo e dinâmico. Durante quatro dias, um grupo diverso de estudantes do ensino superior tem a oportunidade de refletir sobre as prioridades e políticas europeias, em interação com exemplos concretos da região de acolhimento e um vasto leque de protagonistas da atualidade portuguesa e europeia (da política, dos media, da academia, dos setores privado e social, do desporto, da cultura e da comunidade local). Através de conversas e sessões práticas, os participantes conhecem melhor e partilham as suas visões sobre a União Europeia em temas muito diversos.

No Ano Europeu das CompetênciasPT•••, esta edição vai sublinhar a relevância da aprendizagem ao longo da vida, voltando a centrar-se na participação dos jovens no projeto europeu e no impacto concreto da União Europeia e dos seus valoresPT•••, tendo como pano de fundo as próximas eleições europeias. O Summer CEmp é igualmente uma forma de contribuir para a concretização de um dos objetivos da Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen: colocar os cidadãos no coração da UE e reforçar a ligação entre eles e as instituições que os servem.