A Comissão adotou o programa de trabalho para 2025, que descreve a sua ambição de impulsionar a competitividade, reforçar a segurança e aumentar a resiliência económica na UE. Baseia-se nos compromissos estabelecidos nas Orientações políticas e nas cartas de missão enviadas pela presidente Ursula von der Leyen.
O programa de trabalho centra-se nas iniciativas emblemáticas que a Comissão empreenderá no primeiro ano do seu mandato, em resposta às questões mais importantes para os europeus. Reflete a necessidade de mais oportunidades, inovação e crescimento para os nossos cidadãos e empresas, promovendo, em última análise, uma UE mais segura e próspera. As iniciativas recém-propostas são apresentadas num anexo específico, juntamente com as avaliações e os balanços de qualidade hoje anunciados.
Uma comunicação relativa à execução e à simplificação acompanha o programa de trabalho. Define a forma como a Comissão tenciona, nos próximos cinco anos, facilitar a aplicação prática das regras da UE, reduzir os encargos administrativos e simplificar as regras da UE. Inclui metas e instrumentos para ajudar a aliviar a carga regulamentar, impulsionar a competitividade e a resiliência e proporcionar melhorias rápidas e significativas às pessoas e às empresas.
Um programa estratégico de execução e simplificação
O programa de trabalho para 2025 incide fortemente na simplificação. Inclui uma primeira série de pacotes abrangentes e de propostas concebidos para tornar as políticas e a legislação da UE mais eficazes e mais rápidas a fim de reforçar a competitividade da UE.
O primeiro desses pacotes abrangerá uma simplificação de grande alcance, nomeadamente nos domínios da comunicação de informações sobre o financiamento sustentável, o dever de diligência em matéria de sustentabilidade e a taxonomia. Outras iniciativas, como o ato legislativo sobre o acelerador da descarbonização industrial, simplificarão a concessão de licenças, as autorizações e os requisitos de comunicação de informações. Uma nova definição de pequenas empresas de média capitalização reduzirá a carga regulamentar, para que as PME enfrentem menos obstáculos ao crescimento.
As medidas de simplificação relativas à política agrícola comum e a outros domínios de intervenção que afetam os agricultores continuarão a abordar as fontes de complexidade e os encargos administrativos excessivos para as administrações nacionais e os agricultores. Serão exploradas novas propostas de simplificação, incluindo um possível pacote abrangente no domínio da defesa, a fim de ajudar a alcançar os objetivos de investimento que serão estabelecidos no Livro Branco e permitir o desenvolvimento de empresas inovadoras.
Avançar em conjunto: principais realizações do programa de trabalho da Comissão para 2025
Contexto
A Comissão adota anualmente um programa de trabalho no qual define as medidas que irá adotar no ano seguinte. O novo colégio de comissários tomou posse em 1 de dezembro de 2024 e o programa de trabalho da Comissão para o primeiro ano do novo mandato foi adotado em 11 de fevereiro de 2025.
O programa de trabalho informa o público e os colegisladores dos nossos compromissos políticos relativamente à apresentação de novas iniciativas (incluindo as propostas de simplificação), à retirada de propostas pendentes e ao reexame de atos legislativos da UE em vigor. O programa de trabalho é o resultado de uma cooperação estreita com o Parlamento Europeu, os Estados-Membros e os órgãos consultivos da UE.
Mais informações
Programa de trabalho da Comissão para 2025
Comunicação relativa à simplificação e à execução
Ficha informativa sobre o programa de trabalho da Comissão para 2025
Ficha informativa sobre a comunicação relativa à simplificação e à execução